1535

Prefeitura Municipal de Araci

Pular para o conteúdo

Boletim COVID-19 (09/06/2020)

Fonte: Facebook da Prefeitura de Araci
09/06/2020 às 21h10

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Boletim Covid-19:

Após conseguirmos consolidar os dados de todos os exames que já foram feitos (através de RT-PCR e por Testagem Rápida), trazemos a partir de hoje, um boletim mais completo, contendo mais informações sobre como está sendo feito o trabalho de acompanhamento dos casos em nosso município. Incluímos nesse total, todos os testes rápidos que foram feitos em profissionais de saúde, equipes de segurança e todas as pessoas que foram localizadas através de busca ativa (casos que tiveram contato com pessoas que já foram confirmados como positivos).

O que diferenciava do boletim emitido anteriormente, é que faltavam esses dados, que estavam sendo contabilizados. E para ter maior transparência com os munícipes, estamos trazendo os números reais, atualizados de acordo com o que consta no sistema do Ministério da Saúde: 796 casos notificados (94 RT-PCR / 702 Testes Rápidos), sendo 752 descartados (85 RT-PCR / 667 Testes Rápidos), 39 Positivos (12 RT-PCR / 27 Testes Rápidos) e temos 05 aguardando resultados.

Nesta terça-feira (09), tivemos mais 04 novos casos positivos, totalizando agora 39 pessoas com a doença: Um homem de 80 anos, morador do Centro. Ele é diabético, e está internado na unidade do São João; Uma mulher de 77 anos, moradora do bairro Morumbi, hipertensa, que foi transferida para a unidade de referência do Covid em Salvador; mais um homem, de 27 anos, morador do Regalinho, e uma profissional de saúde de 38 anos, residente no bairro do Tiracolo. Estes dois últimos casos não apresentaram doenças pré-existentes.

Do total de 39 casos positivos, temos a confirmação de 05 pessoas curadas (através de exames clínicos) e houve um óbito em nosso município. Novas confirmações de pessoas curadas podem ser informadas ainda hoje, pois estamos aguardando os resultados de exames clínicos.

Bairros – Com mais essas confirmações, a região do Centro continua como o local com maior número de casos positivos, totalizando 11, seguido do bairro do Coqueiro, com 07. Como nossa curva tem se mantido em crescimento, contamos com o apoio de todos, para evitar novos casos. É extremamente necessário que todos tenham consciência sobre os cuidados contra a contaminação: higienizem sempre as mãos com água e sabão; evitem aglomerações desnecessárias, e usem constantemente as máscaras de proteção, caso necessitem sair de casa. Mas saiam apenas se for necessário e urgente. Caso não precisem, pedimos que permaneçam em casa.

Pedimos também que idosos, crianças e grávidas evitem transitar pelas ruas sem necessidades urgentes, pois fazem parte dos principais grupos de risco, junto com pessoas que tenham doenças graves ou que necessitem de mais atenção. A prevenção sempre vai ser o melhor remédio. #ficaemcasaAraci.

Mas, acima de tudo, precisamos contar com o apoio da população para cumprir o que for determinado em decreto, como evitar aglomerações desnecessárias, ou transitarem sem necessidade pelas ruas do município, seja na sede, ou na zona rural. Também precisamos que todos aqueles que receberem algum familiar ou amigo, que os mantenham em quarentena por pelo menos 14 dias, para cumprir o isolamento necessário e evitar maiores contaminações, e devem avisar ao Agente de Saúde do PSF mais próximo de sua residência.