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Prefeitura Municipal de Araci

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Prefeitura Municipal de
Araci

Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRM) -Vanusi Pinho de Matos

  • 1. O que é o serviço?

    Implantado pela Secretaria de Assistência Social, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRM) é um espaço de acolhimento/atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, que proporcione

  • 2. Quando solicitar?

    As ações estão pautadas no questionamento das relações de gênero, e no enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres (doméstica, sexual, tráfico de mulheres, assédio sexual e moral, etc).
    Como ser atendida pelo CRM?
    Demanda espontânea.
    Mulheres Encaminhadas pela delegacia, sala de Acolhimento e Ministério Público.
    Mulheres Encaminhadas pela rede socioassistencial.

  • 3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

    Sede CRM, encaminhamento do CREAS e CRAS ou ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) para o serviço ofertado pela SPM com o objetivo de receber denúncias ou relatos de violência, em casos graves de urgência ligue diretamente para 190.

  • 4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

    Documentos pessoais.

  • 5. Legislação/Norma que regula o serviço

    Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que prevê a criação dos Juizados, esses poderão contar com uma equipe de atendimento multidisciplinar a ser integrada por profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e da saúde.
    Os Centros de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência são equipamentos da política pública especial de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, vinculam-se administrativamente ao órgão gestor das políticas para as mulheres do município onde estão localizados, que tem como finalidade, encaminhar para atendimento e/ou atender a mulher em situação de violência e fornecer subsídios técnicos e estatísticos sobre a questão da violência contra a mulher para gestores das políticas públicas básicas e especiais, bem como para profissionais, representantes de organizações e comunidade em geral.

  • 6. Taxas cobradas

    Não há taxas cobradas para ser atendida ou acompanhada pelo CRM. (Gratuito).

  • 7. Prazo para a prestação do serviço

  • 8. Principais etapas do Serviço - Passo a Passo

    Acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica

  • 9. Outras informações

    Vanusi Pinho de Matos, filha da cidade de Araci e vítima de um caso hediondo de violência domestica que infelizmente não pôde ser revertido, foi o principal motivo para que Araci inaugurasse o CRM juntamente com a sala de acolhimento para atendimento às mulheres em situação de violência na delegacia de Araci tendo caráter preventivo e repressivo, devendo realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal, as quais possuem o dever ser pautadas no respeito pelos direitos humanos e pelos princípios do Estado Democrático de Direito.

  • Criado em: 17/03/2020

    Atualizado em: 10/12/2020