-
1. O que é o serviço?
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. -
2. Quando solicitar?
Quando as famílias que estão territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros, famílias com pessoas com deficiência ou pessoas idosas que vivem situações de vulnerabilidade e risco social. -
3. Canais de atendimento para solicitar o serviço
O serviço deve ser ofertado, obrigatoriamente, no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. -
4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço
RG, CPF, COMPROVATE DE RESIDENCIA, CERTIDÃO DE NASCIMENTO ( DE TODOS OS MEMBROS DO DOMICILIO)
-
5. Legislação/Norma que regula o serviço
Trata-se de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. (Resolução CNAS nº 109/2009. -
6. Taxas cobradas
Não há taxas cobradas. -
7. Prazo para a prestação do serviço
-
8. Principais etapas do Serviço - Passo a Passo
Usuário ao chegar no CRAS é acolhido pela (o) recepcionista em seguida é encaminhado para o atendimento com a técnica de nível superior ( assistente social ou psicóloga). -
9. Outras informações
No CRAS, são ofertados dois serviços, sendo eles:
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF é o principal serviço de proteção básica,tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O trabalho social com famílias é realizado no âmbito do PAIF. É um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de uma família. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promove espaços coletivos de escuta e troca de vivências.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais é um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada individuo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.
- Manifestação do Usuário/ cidadão:
Elogios, dúvidas ou reclamações do serviço prestado. Acesse o Canal da Ouvidoria através:
Endereço: Rua José Pinheiro, 14 – Anexo 2- Centro, Araci-BA CEP: 48.760-000
Horários de Atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira 08:00 às 14:00
Telefone: (75) 99708-2006
E-mail: ouvidoria@araci.ba.gov.br
Portal da Transparência: https://www.araci.ba.gov.br/site/paginadinamica/paginadinamica-061220231658131535-carta-de-servi-os-do-Munic-pio-de-Araci-BA
-
Criado em: 10/12/2020
Atualizado em: 05/07/2024