-
1. O que é o serviço?
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
-
2. Quando solicitar?
Toda vez que um usuário (criança, adolescente e idoso) preferencialmente beneficiário do Bolsa Família que estiver em situação de vulnerabilidade social ou em isolamento social ou qualquer outro tipo de situação em que o cidadão esteja afastado do convívio social e da dinâmica da sociedade.
Os usuários poderão ser encaminhados para os serviços do SCFV, pelo serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF) ou pelo serviço de proteção e atendimento especializado à família e indivíduos do (PAEF).É um serviço que está sendo ofertado para idosos, crianças e adolescentes em situação de isolamento;
Vivência de violência ou negligência;
Adultos em situação de acolhimento;
Adultos em situação de vulnerabilidade em consequência de deficiências. -
3. Canais de atendimento para solicitar o serviço
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social. -
4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço
O responsável deve portar documentos de identificação, cpf, comprovante de residência e o número de inscrição social (NIS). -
5. Legislação/Norma que regula o serviço
RESOLUÇÃO Nº 01, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2013. -
6. Taxas cobradas
Não há taxa cobrada pelo serviço. -
7. Prazo para a prestação do serviço
-
8. Principais etapas do Serviço - Passo a Passo
Identificação social, busca ativa, cadastro, atestado do usuário pelo CRAS, inclusão no sistema, participação do usuário nas atividades. -
9. Outras informações
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais: Crianças até 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos, adultos de 30 a 59 anos e pessoas Idosas.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Metas: Atender a demanda de 720 usuários no município e estender as metodologias do serviços no município, garantindo a participação de todos usuários e estimulando o envolvimento de todos os atores sociais do município.
Indicadores: efetivação do direito do cidadão/famílias no perfil de vulnerabilidade social que tenha solicitado o serviço; qualidade na alimentação ofertada aos usuários, garantia de participação efetiva e impacto social na mudança positiva na realidade das famílias que se encontram em vulnerabilidade social.
-
Criado em: 15/12/2020
Atualizado em: 23/08/2023