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Prefeitura Municipal de Araci

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Prefeitura Municipal de
Araci

Departamento Municipal de Trânsito (DMTA)

  • 1. O que é o serviço?

    O Departamento Municipal de Trânsito de Araci (DMTA) atua na gestão de projetos de Engenharia de Tráfego e Mobilidade Urbana, abrangendo a sinalização em geral, estacionamentos, redutores de velocidade, traçado de ruas e avenidas, qualidade e funcionalidades de calçadas e passeios públicos para circulação de veículos, pedestres, prestadores de serv

  • 2. Quando solicitar?

    O serviço deve ser solicitado sempre que os cidadãos e os demais órgãos públicos realizarem obras ou outras ações que impactam nas características padrão e no funcionamento do trânsito de veículos, circulação por calçadas e passeios públicos.

  • 3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

    Presencial no Departamento Municipal de Trânsito de segunda a quinta das 8h as 14h e sexta das 8h as 12h, ou por email departamentodetransito@araci.ba.gov.br

  • 4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

    Os requisitos, documentos e informações para solicitar serviços variam conforme a natureza da solicitação e devem ser consultados com a equipe do DMTA, iniciando por um ofício descrevendo a solicitação ou comparecendo ao Departamento

  • 5. Legislação/Norma que regula o serviço

    A atuação do DMTA é pautada principalmente no Código de Trânsito Brasileiro - Lei Federal 9.503/97, nas Resoluções e Normas Técnicas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), da SENATRAN (Secretaria Nacional de Transito), Normas Técnicas do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e DER-BA / SEINFRA-BA (Departamento Estadual de Rodovias da Bahia) e demais Instruções, resoluções, normas e leis vigentes, correlacionadas ao Trânsito e Tráfego.

  • 6. Taxas cobradas

  • 7. Prazo para a prestação do serviço

    Prazos variam conforme a natureza do serviço solicitado.
    Excepcionalmente, casos de emergência, a ação é imediata.

  • 8. Principais etapas do Serviço - Passo a Passo

    Comunicação formal da solicitação
    Recepcionado o pedido, protocolado, categorizado
    Análise de viabilidade legal, técnica, financeira e disponibilidade
    Devolutiva do posicionamento do DMTA frente a solicitação
    Se deferido o pedido, informado prazo e condições
    Planejamento das ações e mobilização da equipe

  • 9. Outras informações

    A equipe do DMTA está capacitada técnica e legalmente para receber as solicitações e direcionar os cidadãos para as soluções, de acordo com as leis e normas vigentes, mediante consulta e respeito aos prazos necessários para atendimento.

    - Manifestação do Usuário/ cidadão:
    Elogios, dúvidas ou reclamações do serviço prestado. Acesse o Canal da Ouvidoria através:
    Endereço: Rua José Pinheiro, 14 – Anexo 2- Centro, Araci-BA CEP: 48.760-000
    Horários de Atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira 08:00 às 14:00
    Telefone: (75) 99708-2006
    E-mail: ouvidoria@araci.ba.gov.br
    Portal da Transparência: https://www.araci.ba.gov.br/site/paginadinamica/paginadinamica-061220231658131535-Carta-de-Servi-os-do-Munic-pio-de-Araci-BA.

  • Criado em: 05/07/2024

    Atualizado em: 05/07/2024