1535

Prefeitura Municipal de Araci

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Araci



Perguntas Frequentes



Nesta seção o cidadão encontra as respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

  • O que é o Centro de Referência da Assistência Social- CRAS?

    O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.

  • Qual (is) função (ões) do CRAS?

    Representa a principal estrutura física local para a proteção social básica, desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica. (ver PAIF)

    Nesse sentido, destacam-se como principais funções do CRAS:

    • Ofertar o serviço PAIF e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social;

    • Articular e fortalecer a rede de Proteção Social Básica local;

    • Prevenir as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos.

  • O que é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas

    Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

  • Quais o serviços ofertados pelo CREAS ?

    A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

    Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

  • O que é o Bolsa Família?

    É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

    O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

    Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família

  • O QUE É O GARANTIA SAFRA ?

    O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. A região é a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida e que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

  • O QUE É ITR ?

    É um Imposto Territorial Rural que tem como base de cálculo, o valor fundiário da propriedade rural.
    Serve como comprovação no moimento da aposentadoria do agricultor.
    os ITRS devem está atualizados, transmitindo anualmente.

  • O QUE É CCIR/ INCRA ?

    É O CERTIFICADO DE CADASTRO DE IMÓVEL RURAL - CCIR É DOCUMENTO EMITIDO PELO INCRA E CONSTITUI PROVA DO CADASTRO DO IMÓVEL RURAL. O CERTIFICADO É INDISPENSÁVEL PARA DESMEMBRAR, REMEMBRAR, ARRENDAR, HIPOTECAR, VENDER OU PROMETER EM VENDA O IMÓVEL RURAL E PARA HOMOLOGAÇÃO DE PARTILHA AMIGÁVEL OU JUDICIAL


    É SOLICITADO NORMALMENTE DE OUTUBRO A NOVEMBRO QUE É O PERÍODO QUE O INCRA SOLICITA O LANÇAMENTO MASSIVO PARA VALIDAÇÃO DOS DADOS. TAMBÉM É EFETUADO O LANÇAMENTO EM CASOS DE SOLICITAÇÃO DOS DETENTORES PARA QUESTÃO DE TROCA, VENDAS, DOAÇÃO E TAMBÉM PARA VALIDAÇÃO DE SERVIÇOS BANCÁRIOS.

    É GERADO UM BOLETO QUE EFETUADO O PAGAMENTO NO BANCO DO BRASIL QUE VAI PARA O INCRA.

    RG, CPF, SE CASADO O DO CONJUGUE JUNTO COM A CERTIDÃO DE CASAMENTO, O DOCUMENTO DA TERRA, SE FOR ESCRITURA PRECISA DA CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR. SE FOR RECIBO PRECISA DA DECLARAÇÃO DE POSE EMITIDO PELA ENTIDADE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM CONJUNTO COM O DOCUMENTO DA TERRA.


    É FEITO DA SEDE DA SECRETARIA E ENTREGUE NO MESMO MOMENTO.

  • COMO CONSEGUIR CAMINHÃO DE ÁGUA ?

    DIRIGIR-SE ATE A SEDE DA SECRETARIA DE AGRICULTURA MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS COM OS SEUS DOCUMENTOS PESSOAIS, RG E CPF, SERÁ FEITO UM CADASTRO, TERÁ UMA LISTA DE ESPERA E ASSIM QUE POSSÍVEL SERÁ ENVIANDO DE ACORDO A DEMANDA.

  • -O que é o Portal da Transparência?

    O Portal da Transparência é um site criado por Entidades Públicas que contém informações acerca das ações governamentais, execução orçamentária e financeira (receitas e despesas), movimento extraorçamentário, dentre outras informações de interesse do cidadão.

  • -Quem deve divulgar os dados nas páginas de transparência?

    Todos os órgão e entidades da Administração Direta e Indireta (Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista) do Poder Executivo devem manter, em seus sítios na Internet, Páginas de Transparência Pública, além do Poder Legislativo.

  • -Por que o Portal de Transparência foi criado?

    Para atender a demanda de informações sobre gestão pública, bem como cumprir as determinações constitucionais, visando à transparência das contas públicas e atendendo à Lei Complementar n° 131, de 27 de maio de 2009, e o Decreto Federal n° 7185, de 27 de maio de 2010, além de promover o acesso amplo e objetivo aos dados da aplicação dos recursos públicos municipais. Através dele, os cidadãos podem acompanhar a gestão das finanças da administração direta e indireta. Assim, é possível acompanhar a destinação dos recursos arrecadados, provenientes em grande parte dos impostos pagos pelos contribuintes.

  • -O que cidadão pode consultar nesse Portal da Transparência?

    A consulta dá cumprimento ao disposto na Lei Complementar n.º 131, de 27 de maio de 2009, que trata da divulgação, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos. Por meio da pesquisa, é possível, detalhar todos os documentos emitidos pelas unidades gestoras dos Poderes Executivo e Legislativo no decorrer da execução das suas despesas, inclusive, pela fase em que a despesa está: empenho, liquidação e pagamento.

  • -Quando as informações são atualizadas?

    A consulta Despesas detalhadas do Portal da Transparência apresenta dados atualizados diariamente. Os dados apresentados correspondem aos documentos emitidos no dia útil anterior.

  • -Qual a origem dos dados dessa consulta?

    Os dados que alimentam a consulta são fornecidos pelo Serviço de Contabilidade da Entidade Pública e extraídos dos Sistemas Informatizados de Administração Financeira e Controle.

  • -Nesta consulta pode-se identificar quanto foi pago a determinado favorecido/Credor? Como por exemplo, Serviços Prestados?

    Nesta consulta, na fase pagamento, são apresentados quanto foi pago a determinado favorecido/Credor, podendo ser feita informando o CPF ou CNPJ do favorecido, dentre outros parâmetros de busca.

  • -Quem pode acessar os dados do Portal da Transparência?

    Todo cidadão pode consultar os dados do Portal da Transparência. Não há necessidade de senha ou autorização para acessar utilizar o sistema. O sistema tem acesso amplo e liberado, sem qualquer restrição para consulta.

  • -As informações disponibilizadas recebem alguma forma de filtragem ou tratamento?

    Não. As informações são disponibilizadas sem qualquer tratamento de dados. Não é feito qualquer controle de limitação ou restrição. São as mesmas informações registradas na contabilidade da Entidade Pública.