• 1. O que é o serviço?

    A Vigilância em saúde do trabalhador compreende um conjunto de ações e práticas dando assistência aos servidores com doenças ocupacionais através de diagnósticos, tratamento e reabilitação.

  • 2. Quando solicitar?

    A prestação do serviço ocorre semanalmente e durante o período de terça e quinta feira com atendimento médico em saúde do trabalhador, sendo que as consultas são agendadas. A solicitação ocorre quando o servidor por motivo de adoecimento necessita do afastamento das suas atividades laborais, por meio de atestado ou relatório.

  • 3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

    Na própria sede da Saúde do trabalhador, localizada na Avenida Aracaju, (Centro de Saúde).

  • 4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

    A VISAT é o setor responsável para emitir as notificações relacionadas ao acidente de trabalho para a base do CEREST e emitir também o CAT se for necessário, além de fazer inspeção de áreas de risco registrando com relatórios as inconformidades sinalizando os agravos.

  • 5. Legislação/Norma que regula o serviço

    PORTARIA Nº 1.378, DE 9 DE JULHO DE 2013

  • 6. Taxas cobradas

    Serviço Gratuito

  • 7. Prazo para a prestação do serviço

  • 8. Principais etapas do Serviço - Passo a Passo

    Identificar o perfil de saúde da população trabalhadora, considerando a análise das seguintes situações relacionadas à saúde:

    A caracterização do território, perfil social, econômico e ambiental da população trabalhadora;

    Intervir nos fatores determinantes dos riscos e agravos à saúde da população trabalhadora, visando eliminá-los ou, na sua impossibilidade, atenuá-los e controlá-los;

    Avaliar o impacto das medidas adotadas para a eliminação, controle e atenuação dos fatores determinantes dos riscos e agravos à saúde, para subsidiar a tomada de decisões das instancias do SUS e dos órgãos competentes, nas três esferas de governo;

    Utilizar os diversos sistemas de informação para a VISAT. (Diretrizes de implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS)





  • 9. Outras informações

    A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde. Visa à promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos.
    É o estabelecer processos de informação, intervenção e regulação relacionados à saúde do trabalhador.

Clique aqui para acessar o Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e solicitar este serviço!