1535

Prefeitura Municipal de Araci

Pular para o conteúdo

2014 Secretaria de Educação promove o Projeto CAT (conhecer, analisar e transformar a realidade do campo) (11/11)

Fonte: Fac. SME Araci
04/07/2019 às 01h17

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Araci foi contemplada com mais 12 cisternas pelo programa um milhão de cisternas para as escolas municiais. Ano passado Araci recebeu sete cisternas do programa um milhão de cisternas, e neste momento Araci foi contemplado com doze cisternas para mais escolas municipais.

Através do projeto CAT - Conhecer Analisar e Transformar a Realidade do Campo as escolas que vão receber as cisternas são:

Regional da Serra Branca

Escola Fazenda Quererá no povoado do Quererá,

Escola Santa Rosa no povoado de Bom Sossego,

Escola comunitária da Fubá,

Regional do Rufino

Escola João Batista dos Santos no povoado de Queimada Redonda

Escola Ezequiel Dia Barreto, povoado do Balaio

Regional do Caldeirão:

Escola Tomas Edson , povoado Poço do Capim

Escola Martins Pereira da Silva, povoado da Bela Vista.

Regional da Pedra Alta

Escola Oito de Dezembro, povoado Serra dos Bois

Regional do Barbosa

Escola Catarino Nunes da Silva, Povoado Barbosa

Regional da Barreira

Escola José Reinaldo de Santana, povoado Olhos d´água

Escola Osvaldo Cruz de Andrade, Povoado Tanque Cavado

Regional de Tapuio

Escola João Pereira de Pinho, Povoado Tapuio.

E para aproveitar ainda mais esse beneficio, foram convidados pais de alunos, moradores e participantes das associações das localidades, gestores escolares, professores funcionários, para receber um treinamento sobre como será a utilização da cisterna na comunidade e o passo a passo da construção. Que será realizado no auditoria da secretaria de Educação nos dias 11 e 12, 18 e 19 e 27 e 28 de novembro, e foram discutidos os temas:

A escola que temos.

A Escola que queremos.

Mandamentos da Cisterna

A Utilização da Cisterna pela Comunicada Escolar.

Entre outros assuntos abordados para uma melhor utilização da cisterna. Essa formação será administrada pelo MOC e ASA no auditório da Secretaria de Educação.

Cronograma para as próximas formações

Dias 18 e 19 de Novembro

Regionais

Rufino, Caldeirão e Tapuio

Dias 27 e 28 de Novembro

Regionais

Barbosa, Barreira e Pedra Alta.

A construção das cisternas terá inicia logo após as formações, a precisão para ser entregue ainda esse ano, antes do encerramento das aulas.

A parceiria da secretaria de educação através do MOC e ASA.

"Informações importantes sobre o programa um milhão de cisternas;

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da ASA. Ele vem desencadeando um movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido, através do fortalecimento da sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias, com uma proposta de educação processual.

O objetivo do P1MC é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em toda região semiárida com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas. Juntas, elas formam uma infraestrutura descentralizada de abastecimento com capacidade para 16 bilhões de litros de água.

O programa é destinado às famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, incluídas no Cadastro Único do governo federal e que contenham o Número de Identificação Social (NIS). Além disso, é preciso residir permanentemente na área rural e não ter acesso ao sistema público de abastecimento de água.

Desde que surgiu, em 2003, até os dias de hoje, o P1MC construiu 499.387 mil cisternas, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas. Para que esses resultados pudessem ser alcançados, a ASA conta com a parceria de pessoas físicas, empresas privadas, agências de cooperação e do governo federal".

(Fonte das informações pesquisadas: site ASA)