Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Boletim COVID-19 (07/04/2020) -
Boletim COVID-19 (07/04/2020)
Araci recebeu mais um resultado descartado para a contaminação do Covid-19. Isso significa que nossos esforços estão dando certo, principalmente porque o número de casos suspeitos está praticamente sem alteração. E isso se deve ao trabalho de todos os munícipes, que participam e se empenham em manter a campanha #ficaemcasaAraci fazendo valer a pena.
Vamos aproveitar também e manter os cuidados indicados pelo Ministério da Saúde, sobre o uso das máscaras, e também sobre a limpeza das mãos e objetos que precisamos manusear ao trazer da rua para nossas residências. Também é preciso acabar com o mosquito da dengue, outro problema que pode nos trazer doenças. Vamos manter o quintal limpo, virando recipientes que possam acumular água, e mantendo outros bem limpos, como os vasos de alimentação de animais domésticos e os vasos de plantas. Nosso trabalho é intenso, mas vai valer a pena quando nossa cidade estiver livre de qualquer tipo de doença grave.
Na Bahia, já se registram 462 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,99% do total de casos notificados. Até o momento, 2.511 casos foram descartados e houve 14 óbitos, sendo dez do município de Salvador e quatro nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1). O 14º óbito é de uma mulher de 51 anos, residente em Salvador e com histórico de hipertensão e diabetes. Ela estava internada desde 25 de março em um hospital da rede privada da capital e veio a falecer hoje (7).
Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (7). Ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Os casos confirmados estão distribuídos em 51 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (58,01%). A mediana de idade é 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,71% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,92/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer nessa faixa etária.
Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.