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1. CME - Apresentação
O Conselho Municipal de Educação (CME) é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, incumbido de assessorar o Executivo Municipal na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas municipais no âmbito educacional.
Ao elaborar normas complementares às diretrizes nacionais e estaduais de Educação, realizar pareceres referentes à interpretação da legislação vigente, e propor soluções e encaminhamentos para as questões de funcionamento de todo o sistema municipal de ensino, o Conselho exerce suas funções normativa, consultiva, propositiva e fiscalizadora. Acrescente-se a essas funções elaborar e acompanhar a implementação das metas constantes do Plano Municipal de Educação (PME).
O CME é também espaço participativo e mobilizador, ao proporcionar para os diversos atores da sociedade a defesa do direito à educação e democratização do acesso à educação e, ao promover debates e seminários relativos ao ensino no Sistema Municipal.
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1.1 Legislação
Normativas - 2022
Normativas - 2023
Normativas - 2024
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1.2 Objetivos (Atribuições e Competências)
• Prestar assessoramento ao Executivo Municipal, no âmbito das questões relativas à educação, e sugerir medidas no que tange à organização e ao funcionamento da rede municipal de ensino, inclusive no que respeita à instalação de novas unidades escolares;
• Promover e realizar estudos sobre a organização do ensino municipal, adotando e propondo medidas que visem à sua expansão e ao seu aperfeiçoamento;
• Elaborar o Plano Municipal de Educação e acompanhar sua implementação, com vista a monitorar o alcance de suas Metas e Estratégias;
• Exercer fiscalização sobre as atividades referentes à assistência social escolar, no que diz respeito às suas efetivas realizações, estimulando-as e propondo medidas tendentes ao aprimoramento dessas mesmas atividades, considerando inclusive o destino de recursos para a educação inclusiva;
• Emitir parecer sobre os assuntos de ordem pedagógica e educativa que lhe sejam submetidos pela Administração Municipal, através do seu órgão próprio;
• Promover seminários e congressos de professores para debates sobre assuntos pertinentes ao ensino, na área de atuação do ensino municipal.
• Promover correições, por meio de comissões especiais, em qualquer dos estabelecimentos de ensino mantidos pela Prefeitura, tendo em vista o fiel cumprimento da legislação escolar.
• Elaborar e propor revisão do seu Regimento Interno;
• Elaborar e aprovar o Regimento de suas Sessões;
• Estabelecer a estrutura organizacional de Conselho e definir suas atribuições e competências;
• Elaborar e aprovar a proposta orçamentária do Conselho e o plano de aplicação das dotações que lhe forem consignadas;
• Manter intercâmbio com o Conselho Federal de Educação, com os Conselhos Estaduais de Educação, com os Conselhos Municipais e Regionais de Educação e demais instituições educacionais;
• Realizar monitoramento contínuo e avaliações periódicas da execução do PME e o cumprimento de suas metas, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e a Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação;
• Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas do PME;
• Analisar e propor a ampliação progressiva do investimento público em educação, podendo ser revista, conforme o caso, para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas deste PME.
• Promover e coordenar junto com o Fórum Municipal de Educação, em colaboração com o município de Araci- BA, pelo menos, 5 (cinco) conferências municipais de educação até o final da década, com o objetivo de avaliar e monitorar a execução deste Plano.
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1.3 Institucional (Estrutura e Funcionamento)
O CME é, hoje, estruturado em duas Câmaras e uma Comissão Permanente: Câmara de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Câmara de Ensino Fundamental, Anos Finais e Ensino Médio e Comissão de Legislação e Normas.
Os 9 conselheiros titulares e seus suplentes compõem as duas Câmaras, de acordo com perfil, área de interesse e especialização.
Comissões Temporárias são constituídas pelo Presidente ou por solicitação de 2/3 dos conselheiros, para estudos e aprofundamento de questões educacionais de interesse geral, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e de outros órgãos da administração municipal que trabalhem com assuntos correlatos à educação.
As decisões das Câmaras e Comissões são submetidas ao Conselho Pleno.
O CME funciona, diariamente, das 8h às 18h, em sede própria e conta com estrutura administrativa e assistência técnica, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDEC), e serviços terceirizados de limpeza e segurança.
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1.4 Institucional (Contatos)
Formas de Contato.
E-mail: cme@araci.ba.gov.br
Telefone: (75) 9 9185-7607
PRESENCIAL
Endereço: Avenida 7 de Setembro, 52, Centro, Araci- Ba
Ponto de referência ao lado da Caixa Econômica Federal.
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1.5 Equipe (Composição e Período de Mandato)
• Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura:
Titular: Layana Maria Rocha de Sousa (2023-2024)
Suplente: Marli Góes Oliveira (2023-2024)
• Representantes do Corpo Técnico-Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura:
Titular: Delzuita Santana Cruz - VICE- PRESIDENTE (2023-2024)
Suplente: Thainá Dantas de Carvalho (2023-2024)
Titular: Vanderleia Lima de Sousa (2023-2024)
Suplente: Jadiane Meury Santana (2023-2024)
• Representantes das Escolas da Rede Municipal de Ensino:
Titular: Gilmara Barbosa de Melo (2023-2024)
Suplente: José Admilson Oliveira Ferreira (2023-2024)
• Representante de Especialista em Educação:
Titular: Ione Sousa de Matos - PRESIDENTE (2023-2024)
Suplente: Manuela Teixeira Silva Nery de Almeida (2023-2024)
• Representantes da Câmara Municipal de Vereadores:
Titular: Jefson Miranda Cardoso Carneiro (2023-2024)
Suplente: Leandro Andrade Macedo (2023-2024)
• Representantes dos Professores(as):
Titular: Jailson Andrade de Moura - SECRETÁRIO (2023-2024)
Suplente: Ginalva Medeiros de Lucena (2023-2024)
• Representantes dos Trabalhadores em Geral:
Titular: Jaqueline Nascimento Miranda (2023-2024)
Suplente: Elizeu Costa da Silva (2023-2024)
• Representantes das Igrejas:
Titular: Aricelma Carvalho da Silva (2023-2024)
Suplente: Efigênia Andrade de Matos (2023-2024)
• Representantes de Pais de Alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino:
Titular: Nelci Santos Oliveira (2023-2024)
Suplente: Gilmar Santos da Silva (2023-2024)
• Representantes da Sociedade Civil:
Titular: Marilene Silva Ferreira (2023-2024)
Suplente: Alcione Sousa de Matos (2023-2024)
• Representantes de Alunos da Rede Municipal de Ensino:
Titular: José Ananias de Lima (2023-2024)
Suplente: José Carlos de Sousa (2023-2024)
• Currículo dos Conselheiros
Ione Sousa de Matos
Presidente do Conselho Municipal de Educação.
Formação em Letras, Direito, Pedagogia e Especialista em Legislação Educacional, Educação Infantil com ênfase em Reggio Emília, Gestão Escolar, Primeira Infância e as Diferentes Abordagens para a Educação Infantil, Os Bebês na Educação Infantil, Educação Infantil e Anos Iniciais, Coordenação Pedagógica, Gênero e Diversidade Escolar, Neuropsicopedagogia, Alfabetização e Letramento, cursando Políticas Públicas e Financiamento da Educação.
Delzuita Santana de Lima
Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação
Licenciada em Letras e Pedagogia.
Especialista em Ensino Língua Portuguesa.
Mestre em Ciências da Educação e suas multidisciplinaridades.
Jailson Andrade de Moura
Secretário do Conselho Municipal de Educação
Formação em Magistério, Pedagogia e Psicopedagogia.
Aricelma Carvalho da Silva
Graduada em Pedagogia
Graduada em Psicologia
Pós graduada em Psicopedagogia e AEE (Atendimento Educacional Especializado)
Graduanda em TCC (Terapia Cognitivo Comportamental)
Gestão Escolar
Layana Maria Rocha de Sousa
Licenciatura em Pedagogia
Pós - graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e TGD
Pós - Graduação em Neuropsicologia
Jefson Miranda Cardoso Carneiro
Ensino Fundamental Completo.
Cursando Direito, 4ª semestre.
Gilmara Barbosa de Melo
Graduada em Letras Port./Ingh
Graduada em Pedagogia.
Pós Graduada em Alfabetização e Letramento.
Pós Graduada em Gestão Escolar.
Vanderleia Lima de Sousa
Graduada em Pedagogia.
Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva.
Graduando Filosofia.
Marilene Silva Ferreira
Ensino Fundamental Incompleto.
Presidente da Associação beneficente Comunitária cultural dominador.
Aposentada.
Marli Goés de Oliveira
Formada em Pedagogia e Licenciatura em Biologia.
Pós graduada em Gestão Ambiental e Gestão Educacional.
Nelci Santos Oliveira
Licenciada em Letras.
Pós graduada em Letras com Literatura, Pedagoga.
Pós graduada em Psicopedagogia.
Graduando pós em Gestão.
Jaqueline Nascimento Miranda
Formação em Técnico em Agropecuária.
Alcione Sousa de Matos.
Graduada em Assistente Social.
Graduada em Engenharia Agronômica
Efigênia Andrade de Matos
Licenciatura em letras.
Concluindo Pedagogia.
Pós graduação em Metodologia da Língua Portuguesa.
Elizeu Costa da Silva
Ensino fundamental completo.
Thainá Dantas de Carvalho
Licenciatura em Pedagogia (UniAges).
Pós Graduada em EJA Educação de Jovens e Adultos.
Jadyane Meury Santana
Graduada em Letras e em Pedagogia
Pós-Graduada em Psicopedagogia, Neuropsicopedagia e Educação Especial.
José Admilson Oliveira Ferreira
Licenciatura em Pedagogia – Habilitação em Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos – Universidade do Estado da Bahia - UNEB;
Licenciatura em Geografia – UNIASSELVI;
Pós-Graduação Lato Senso em Geografia e Meio Ambiente – Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM;
Pós-Graduação Lato Sensu – Gestão Escolar – Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte;
Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão Escolar – FASB – Faculdade do Sertão Baiano;
Manuela Teixeira Silva Nery de Almeida
Graduada em Pedagogia e Letras
Pós graduada em Gestão Educacional, Língua Portuguesa, Políticas Públicas da Educação e Educação Especial e Inclusiva
Leandro Andrade Macedo
Graduado em Letras
Ginalva Medeiros de Lucena.
Graduação Letras com espanhol
Especialização linguística e ensino das línguas
Gilmar Santos da Silva
Nível superior em Administração de empresas.
José Ananias de Lima
Cursando o ensino fundamental Anos iniciais.
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1.6 Atas
XXX
XXX
XXX
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1.7 Agenda: Data das Reuniões
Conforme calendário aprovado anualmente, em Plenária, as sessões ordinárias das Câmaras e Plenárias acontecem às quintas-feiras, a partir das 14h, com duração de 2 (duas) horas cada, podendo acontecer, extraordinariamente, sempre que necessário.
As Comissões Temporárias reúnem-se, sempre em data e/ou turno inversos às sessões das Câmaras e do Pleno.
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1.8 Serviços Oferecidos
1. O que é o serviço?
Assessoramento, com autonomia, clareza do seu papel (normativo, deliberativo, fiscalizador e mobilizador), em prol da melhoria da educação pública municipal.
2. Quando solicitar?
Elaboração de normas complementares às nacionais, para o sistema de ensino, no que se refere à autorização de funcionamento das escolas municipais. Assessoramento, respondendo a consultas do Governo ou da sociedade, referentes a projeto e programas educacionais. Elaboração de regimento e do plano de atividades. Fiscalização, acompanhamento e avaliação do desempenho do sistema municipal de ensino. Mobilização para participação da sociedade no acompanhamento dos serviços educacionais, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME).
3. Canais de atendimento para solicitar o serviço?
O CME funciona, diariamente, das 8h às 17h, em sede própria e conta com estrutura administrativa e assistência técnica, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDEC).
Formas de Contato.
E-mail: cmearaci2022@gmail.com
Telefone: (75) 9 9185-7607.
PRESENCIAL.
Endereço: Avenida 7 de Setembro, 52, Centro, Araci–BA.
Ponto de referência ao lado da Caixa Econômica Federal.
4. Requisitos, Documentos e informações para solicitar o serviço?
Ofício, contato telefônico, e-mail, apresentar RG e CPF. Outros documentos comprobatórios dependem de cada situação.
OBS.: As demais pessoas que não possuem RG, poderão apresentar Carteira de Trabalho, CNH, Certidão de Casamento e/ou Reservista.
5. Legislação/ Norma que regula o serviço.
XXX
6. Taxas cobradas.
O serviço é gratuito para todos os cidadãos.
7. Prazo para a prestação de serviço.
Conforme a urgência das demandas.
8. Principiais etapa de serviço- passa a passo.
XXX
9. Outras informações.
XXX
Casa dos Conselhos - Conselho Municipal de Educação (CME) : Clique aqui
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1.9 Ações Realizadas
XXX
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2.0 Documentos
XXX
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2.1 Processo de Autorização
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2. CAE - Apresentação
O Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) é responsável por fiscalizar a qualidade e recursos financeiros destinados à merenda escolar. Foi instituído por meio da Lei n.º 2.507/2000.
É um órgão deliberativo, fiscalizador e de assessoramento, que tem como atribuições analisar as prestações de contas, checar notas fiscais e outros documentos relativos aos gastos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a cada estado e município brasileiro, além de verificar a regularidade do abastecimento, qualidade e aceitação da alimentação escolar.
O CAE também participa e organiza reuniões para acompanhar ou criar projetos na merenda escolar, possui membros de unidades escolares que apresentam.
Dúvidas e questionamentos, fiscalizam as condições gerais das cozinhas escolares e realizam visitas técnicas mensalmente em escolas aleatórias, a fim de acompanhar o processo de preparo e distribuição da alimentação escolar.
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2.1 Legislação
XXX
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2.2 Objetivo (Atribuições e Competências)
• Monitorar e fiscalizar a aplicação dos recursos e a execução do PNAE, com base no cumprimento do disposto nos arts. 3º a 5º desta Resolução;
• Analisar a prestação de contas da EEx, conforme os arts. 58 a 60, e emitir Parecer Conclusivo acerca da execução do Programa no Sistema de Gestão de Conselhos - Sigecon Online;
• Comunicar ao FNDE, aos Tribunais de Contas, à Controladoria-Geral da União, ao Ministério Público e aos demais órgãos de controle qualquer irregularidade identificada na execução do PNAE, inclusive em relação ao apoio para funcionamento do CAE, sob pena de responsabilidade solidária de seus membros;
• Fornecer informações e apresentar relatórios acerca do acompanhamento da execução do PNAE, sempre que solicitado;
• Realizar reunião específica para apreciação da prestação de contas e elaboração do Parecer Conclusivo do CAE, com a participação de, no mínimo, 2/3 (dois terços) dos conselheiros;
• Elaborar o Regimento Interno, observando o disposto nesta Resolução;
• Elaborar o Plano de Ação do ano em curso e/ou subsequente a fim de acompanhar a execução do PNAE nas escolas de sua rede de ensino, bem como nas escolas conveniadas e demais estruturas pertencentes ao Programa, contendo previsão de despesas necessárias para o exercício de suas atribuições, e encaminhá-lo à EEx antes do início do ano letivo.
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2.3 Instituição (Estrutura e Funcionamento)
A composição do CAE deverá ser a seguinte: um representante do poder executivo; dois representantes das entidades de trabalhadores da educação e discentes; dois representantes de pais de alunos; e dois representantes das entidades civis organizadas. Cada membro titular deverá ter um suplente do mesmo segmento.
Os 7 conselheiros titulares e seus suplentes compõem as duas Câmaras, de acordo com perfil, área de interesse e especialização.
A duração do mandato é de quatro anos e é considerado serviço público relevante não remunerado.
As decisões das Câmaras e Comissões são submetidas ao Conselho Pleno.
O CAE funciona, diariamente, das 8h às 18h, em sede própria e conta com estrutura administrativa e assistência técnica, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDEC), e serviços terceirizados de limpeza e segurança.
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2.4 Instituição (Contatos)
Formas de Contato
E-mail: cae@araci.ba.gov.br
Telefone temporário: (75)9 9185-7607
PRESENCIAL
Endereço: Avenida 7 de Setembro, 52 Centro Araci-BA
Ponto de referência ao lado da Caixa Econômica Federal
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2.5 Equipe (Composição e período de mandato)
Representantes do poder executivo municipal:
Titular: Aranilton Almeida Farias
Suplente: Delzuita Santana Lima
Representantes dos segmentos da sociedade Civil:
Representantes da associação comunitária dos pequenos agricultores de caldeirão
Titular: João Luiz Oliveira Lima (presidente)
Suplente: Rivailton Santos Oliveira
Representantes da associação comunitária dos pequenos agricultores de barreira
Titular: Alcione Sousa de Matos (vice-presidente)
Suplente: Elizeu Costa da Silva
Representantes dos pais de alunos:
Educação básica:
Titular: Jaqueline Nascimento Miranda
Suplente: Jarlane Silva Pereira
Educação básica:
Titular: Leidiana Cruz do Espirito Santo
Suplente: Maria Dulcineia Alves de Oliveira
Representantes do sindicato dos trabalhadores em educação professores (APLB):
Titular: Lucivaldo da Cunha Pais Machado
Suplente: Sandra Silva de Lima
Representantes do sindicato dos trabalhadores em educação /técnicos administrativos/ auxiliares de educação básica pública (APLB)
Titular: Jucimara Andrade dos Santos
Suplente: Luiz Carlos Santiago
• Currículo dos Conselheiros
João Luiz Oliveira Lima
Presidente do Conselho Alimentação de Educação
Técnico em Agropecuária
Técnico em Nutrição e Dietética
Bacharel em Administração
Delzuita Santana de Lima
Licenciada em Letras e Pedagogia.
Especialista em Ensino Língua Portuguesa.
Mestre em Ciências da Educação e suas multidisciplinaridades.
Jaqueline Nascimento Miranda
Formação em Técnico em Agropecuária.
Alcione Sousa de Matos.
Vice-Presidente do Conselho Alimentação de Educação
Graduada em Assistente Social.
Graduada em Engenharia Agronômica.
Elizeu Costa da Silva
Ensino Médio Completo
Maria Dulcineia Alves de Oliveira
Ensino Médio Completo.
Rivailton Santos Oliveira
Superior Completo em Gestão Financeira
Luiz Carlos Santiago
Ensino Médio Completo
Lucivaldo da Cunha Pais Machado
Pós-graduação em ensino da matemática
Jucimara Andrade dos Santos
Ensino Médio Completo.
Leidiana Cruz do Espirito Santo
Técnico em agropecuária, graduando administração, Agricultura
Aranilton Almeida Farias
Bacharel em Administração
Sandra Silva de lima
Professora, Formada em licenciatura em história.
Jarlane Silva Pereira
Estudante
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2.6 Atas
XXX
XXX
XXX
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2.7 Agenda: Data das Reuniões
Conforme calendário aprovado anualmente, em Plenária, as sessões ordinárias das Câmaras e Plenárias acontecem às quartas-feiras, a partir das 14h, com duração de 2 (duas) horas cada, podendo acontecer, extraordinariamente, sempre que necessário.
As Comissões Temporárias reúnem-se, sempre em data e/ou turno inversos às sessões das Câmaras e do Pleno.
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2.8 Serviços oferecidos
1. O que é o serviço?
Atendimento à comunidade Externa:
Pessoas e/ou famílias moradores da Sede e/ou Zona Rural do município.
2. Quando solicitar?
O Conselho Municipal de Alimentação Escolar tem caráter consultivo e fiscalizador. Cabe ainda ao conselho estabelecer um diálogo entre o governo municipal e a sociedade civil, para a formulação de diretrizes para políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional. O órgão é composto por 7 conselheiros titulares e seus suplentes compõem as duas Câmaras, de acordo com perfil, área de interesse e especialização.
3. Canais de atendimento para solicitar o serviço?
O CAE funciona, diariamente, das 8h às 17h, em sede própria e conta com estrutura administrativa e assistência técnica, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDEC).
Formas de Contato.
E-mail: cae@araci.ba.gov.br.
Telefone temporário: (75)9 9185-7607.
PRESENCIAL
Endereço: Avenida 7 de Setembro, 52, Centro, Araci-BA.
Ponto de referência ao lado da Caixa Econômica Federal.
4. Requisitos, Documentos e informações para solicitar o serviço?
Ofício, contato telefônico, e-mail, apresentar RG e CPF. Depende de cada situação.
OBS.: As demais pessoas que não possuem RG, poderão apresentar Carteira de Trabalho, CNH, Certidão de Casamento e/ou Reservista.
5. Legislação/ Norma que regula o serviço.
XXX
6. Taxas cobradas.
O serviço é gratuito para todos os cidadãos.
7. Prazo para a prestação de serviço.
Conforme a urgência das demandas.
8. Principiais etapa de serviço- passa a passo.
XXX
9. Outras informações.
XXX
Casa dos Conselhos - Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) : Clique aqui
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2.9 Ações realizadas
XXX
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3.0 Documentos
XXX
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3. FUNDEB - Apresentação
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. O conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local.
A atividade dos conselhos do Fundeb soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública. Entretanto, o conselho do Fundeb não é uma nova instância de controle, mas sim de representação social, não devendo, portanto, ser confundido com o controle interno (executado pelo próprio Poder Executivo), nem com o controle externo, a cargo do Tribunal de Contas, na qualidade de órgão auxiliar do Poder Legislativo, a quem compete a apreciação das contas do Poder Executivo.
O controle exercido pelos conselhos do Fundeb representa a atuação da sociedade, que pode apontar falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providências que cada caso exija.
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3.1 Legislação
XXX
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3.2 Objetivo (Atribuições e Competências)
• Acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb;
• Supervisionar a elaboração da proposta orçamentária anual, no âmbito de suas respectivas esferas governamentais de atuação;
• Supervisionar a realização do censo escolar anual;
• Instruir, com parecer, as prestações de contas a serem apresentadas ao respectivo Tribunal de Contas. O parecer deve ser apresentado ao Poder Executivo respectivo em até 30 dias antes do vencimento do prazo para apresentação da prestação de contas ao Tribunal;
• Acompanhar e controlar a execução dos recursos federais transferidos à conta do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar e do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos, verificando os registros contábeis e os demonstrativos gerenciais relativos aos recursos repassados, responsabilizando-se pelo recebimento e análise da prestação de contas desses programas, encaminhando ao FNDE o demonstrativo sintético anual da execução físico-financeira, acompanhado de parecer conclusivo, e notificar o órgão executor dos programas e o FNDE quando houver ocorrência de eventuais irregularidades na utilização dos recursos.
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3.3 Instituição (Estrutura e Funcionamento)
O CACS FUNDEB municipal, deve ser formado obrigatoriamente por nove ou mais conselheiros, titulares e seus suplentes, de acordo com perfil, área de interesse e especialização, sendo: representantes do Poder Executivo municipal, representantes dos professores da educação básica pública, representante dos diretores das escolas básicas públicas, representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas, representantes dos pais de alunos da educação básica pública, representantes dos estudantes da educação básica pública, dos quais 1 indicado pela entidade de estudantes secundaristas.
Além desses conselheiros, a Lei do novo Fundeb mantém a participação no CACS municipal de, quando existirem, um representante do Conselho Municipal de Educação (CME) e um representante do Conselho Tutelar. Inclui também, quando houver, a participação de dois representantes de organizações da sociedade civil, um das escolas campo.
As decisões das Câmaras e Comissões são submetidas ao Conselho Pleno.
O CACS FUNDEB funciona, diariamente, das 8h às 18h, em sede própria e conta com estrutura administrativa e assistência técnica, vinculadas à secretaria municipal de educação, cultura e esporte (SEDEC), e serviços terceirizados de limpeza e segurança.
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3.4 Instituição (Contatos)
Formas de Contato
E-mail: cacsfundeb@araci.ba.gov.br
Telefone temporário: (75) 9 9185-7607
PRESENCIAL
Endereço: Avenida 7 de Setembro, 52, Centro, Araci -BA
Ponto de referência ao lado da Caixa Econômica Federal
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3.5 Equipe (Composição e Período de Mandato)
Representantes do poder executivo municipal
Titular: Adauto Barreto Pinho
Suplente: Daniela Pinho dos Santos
Titular: Jefson Miranda Cardoso Carneiro
Suplente: José Gonçalves Santos Filho
Representantes do Conselho Municipal de Educação (CME).
Titular: Delzuita Santana de Lima - Presidente
Suplente: Ione Sousa de Matos
Representantes dos Gestores Escolares
Titular: Itamara de Moura Barreto
Suplente: Nelci Santos Oliveira
Representantes dos Professores
Titular: Sandra Silva de Lima
Suplente: Cristiane Silva Tito
Representantes dos Servidores Técnicos Administrativos
Titular: Rovanio Carvalho - Secretário
Suplente: Delvando Lima Souza
Representantes dos Pais de Alunos
Titular: Leiviane Sousa de Matos
Suplente: Leidiana Cruz do Espirito Santo
Titular: Jaqueline Nascimento Miranda
Suplente: Raquel Freitas do Nascimento
Representantes dos Estudantes da Educação Básica Pública
Titular: José Ananias de Lima
Suplente: Maria das Graças Gois de Oliveira
Representantes do Conselho Tutelar
Titular: Neidson Oliveira Coutinho
Suplente: Rosana Valentim Barros
Representantes de Organizações da Sociedade Civil
Titular: João Luiz Oliveira Lima – Vice- Presidente
Suplente: Eliene Silva dos Santos
Titular: Marilene Silva Ferreira
Suplente: Alcione Sousa de Matos
Representantes das Escolas do Campo
Titular: Gilmara Barbosa de Melo
Suplente: Elizeu Costa da Silva
• Currículo dos Conselheiros
Adauto Almeida Barreto Pinho
Professor
Coordenador Pedagógico
Advogado com Especialidade em Direito Tributário
Daniela Pinho dos Santos
Graduada História
Gestão Escolar
Jefson Miranda Cardoso Carneiro
Ensino Fundamental Completo.
Cursando Direito, 4ª semestre.
José Gonçalves Santos Filho
Ensino Médio Completo
Delzuita Santana de Lima - Presidente
Licenciada em Letras e Pedagogia.
Especialista em Ensino Língua Portuguesa.
Mestre em Ciências da Educação e suas Multidisciplinaridades.
Ione Sousa de Matos
Presidente do Conselho Municipal de Educação.
Formação em Letras, Direito, Pedagogia e Especialista em Legislação Educacional, Educação Infantil com ênfase em Reggio Emília, Gestão Escolar, Primeira Infância e as Diferentes Abordagens para a Educação Infantil, Os Bebês na Educação Infantil, Educação Infantil e Anos Iniciais, Coordenação Pedagógica, Gênero e Diversidade Escolar, Neuropsicopedagogia, Alfabetização e Letramento, cursando Políticas Públicas e Financiamento da Educação.
Itamara de Moura Barreto
Geografia
Nelci Santos Oliveira
Licenciada em Letras.
Pós graduada em Letras com Literatura, Pedagoga.
Pós graduada em Psicopedagogia.
Graduando Pós em Gestão
Sandra Silva de Lima
Professora
Formada em Licenciatura em História
Cristiane Silva Tito
Graduada em Letras
Especialista em Alfabetização e Letramento
Rovanio Carvalho - Secretário
Graduando em Pedagogia
Delvando Lima Souza
Leiviane Sousa de Matos
Graduando em Pedagogia
Leidiana Cruz do Espirito Santo
Técnico em agropecuária
Graduando administração
Agricultura
Jaqueline Nascimento Miranda
Técnico em Agropecuária
Raquel Freitas do Nascimento
Ensino Médio Completo
José Ananias de Lima
Maria das Graças Gois de Oliveira
Estudante
Neidson Oliveira Coutinho
Nível superior, com formação em Pedagogia.
Rosana Valentim Barros
João Luiz Oliveira Lima
Presidente do Conselho Alimentação de Educação
Técnico em Agropecuária
Técnico em Nutrição e Dietética
Bacharel em Administração
Eliene Silva dos Santos
Ensino Médio Completo Técnica de Enfermagem
Marilene Silva Ferreira
Ensino Fundamental Incompleto.
Presidente da Associação beneficente Comunitária cultural dominador.
Aposentada.
Alcione Sousa de Matos
Engenheira Agrônoma
Assistente Social
Gilmara Barbosa de Melo
Graduada em Letras Port./Ingl.
Graduada em Pedagogia.
Pós Graduada em Alfabetização e Letramento.
Pós Graduada em Gestão Escolar.
Elizeu Costa da Silva
Ensino Médio Completo
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3.6 Atas
XXX
XXX
XXX
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3.7 Agenda: Data das Reuniões
Conforme calendário aprovado anualmente, em Plenária, as sessões ordinárias das Câmaras e Plenárias acontecem às quartas-feiras, a partir das 14h, com duração de 2 (duas) horas cada, podendo acontecer, extraordinariamente, sempre que necessário.
As Comissões Temporárias reúnem-se, sempre em data e/ou turno inversos às sessões das Câmaras e do Pleno.
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3.8 Serviços Oferecidos
1. O que é o serviço?
Assessoramento, com autonomia, clareza do seu papel (normativo, deliberativo, fiscalizador e mobilizador), em prol da melhoria da educação pública municipal.
2. Quando solicitar?
É um colegiado formado por representantes da Secretária de Educação, dos professores, dos diretores das escolas, dos servidores técnico-administrativos, dos pais de alunos e de estudantes da Educação Básica pública. Este Conselho representa o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos dos Fundos.
Seu papel é acompanhar toda a gestão dos recursos do Fundo, seja com relação à receita, seja com relação à despesa ou uso desses recursos.
3. Canais de atendimento para solicitar o serviço?
O CACS FUNDEB funciona, diariamente, das 8h às 17h, em sede própria e conta com estrutura administrativa e assistência técnica, vinculadas à secretaria municipal de educação, cultura e esporte (SEDEC).
Formas de Contato.
E-mail: cacsfundebaraci21@gmail.com
Telefone temporário: (75) 9 9185-7607.
PRESENCIAL
Endereço: Avenida 7 de Setembro, 52, Centro, Araci–BA.
Ponto de referência ao lado da Caixa Econômica Federal.
4. Requisitos, Documentos e informações para solicitar o serviço?
Ofício, contato telefônico, e-mail, apresentar RG e CPF. Depende de cada situação.
OBS.: As demais pessoas que não possuem RG, poderão apresentar Carteira de Trabalho, CNH, Certidão de Casamento e/ou Reservista.
5. Legislação/ Norma que regula o serviço.
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6. Taxas cobradas.
O serviço é gratuito para todos os cidadãos.
7. Prazo para a prestação de serviço.
Conforme a urgência das demandas.
8. Principiais etapa de serviço- passa a passo.
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9. Outras informações.
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Casa dos Conselhos - CACS FUNDEB : Clique aqui
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3.9 Ações realizadas
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4.0 Documentos
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Tenha acesso aqui a todos os conselhos integrantes da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer.