1535

Prefeitura Municipal de Araci

Pular para o conteúdo

Clique aqui e saiba + sobre o COVID19

SAIBA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS AÇÕES DO MUNICÍPIO EM COMBATE AO CORONAVÍRUS (COVID-19) E TIRE SUAS DÚVIDAS.

  • 1.O QUE É O CORONAVÍRUS (COVID- 19)

    O que é coronavírus?
    Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
    Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
    A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
    Período de incubação do coronavírus
    Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.
    Período de transmissibilidade do coronavírus
    De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.
    Fonte de infecção do coronavírus
    A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.


  • 2. QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

    Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

    Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
    • Febre.
    • Tosse.
    • Dificuldade para respirar.


  • 3. COMO O CORONAVÍRUS É TRANSMITIDO?

    As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

    Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

    É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

    Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

    Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

    • gotículas de saliva;
    • espirro;
    • tosse;
    • catarro;
    • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
    • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

    Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

    O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

    A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

    Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.


  • 4. COMO PREVENIR O CORONAVÍRUS?

    O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

    • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
    • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
    • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
    • Ficar em casa quando estiver doente.
    • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
    • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

    Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

    Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.


  • 5. COMO É DEFINIDO UM CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS?

    Diante da confirmação de caso do coronavírus no Brasil e considerando a dispersão do vírus no mundo. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informa que a partir de 01 de março de 2020, passa a vigorar as seguintes definições operacionais para a saúde pública nacional.
    1. CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)
    • Situação 1 – VIAJANTE: pessoa que apresente febre E pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) E com histórico de viagem para país com transmissão sustentada OU área com transmissão local nos últimos 14 dias (figura 1); OU
    • Situação 2 - CONTATO PRÓXIMO: Pessoa que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) E histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias.
    2. CASO PROVÁVEL DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)
    • Situação 3 - CONTATO DOMICILIAR: Pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por COVID-19 nos últimos 14 dias E que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia). Nesta situação é importante observar a presença de outros sinais e sintomas como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, manchas vermelhas pelo corpo, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência
    3. CASO CONFIRMADO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)
    • LABORATORIAL: Caso suspeito ou provável com resultado positivo em RT-PCR em tempo real, pelo protocolo Charité.
    • CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO: Caso suspeito ou provável com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente por COVID-19, que apresente febre OU pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, nos últimos 14 dias após o contato, e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.
    4. OBSERVAÇÕES
    • FEBRE: Considera-se febre aquela acima de 37,8°.
    Alerta-se que a febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter Boletim Epidemiológico utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração e a decisão deve ser registrada na ficha de notificação.
    • CONTATO PRÓXIMO DE CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE COVID-19:
    o Uma pessoa que teve contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos);
    o Uma pessoa que tenha contato direto desprotegido com secreções infecciosas (por exemplo, sendo tossida, tocando tecidos de papel usados com a mão nua);
    o Uma pessoa que teve contato frente a frente por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros;
    o Uma pessoa que esteve em um ambiente fechado (por exemplo, sala de aula, sala de reunião, sala de espera do hospital etc.) por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros; ○ Um profissional de saúde ou outra pessoa que cuida diretamente de um caso COVID-19 ou trabalhadores de laboratório que manipulam amostras de um caso COVID-19 sem equipamento de proteção individual recomendado (EPI) ou com uma possível violação do EPI;
    o Um passageiro de uma aeronave sentado no raio de dois assentos (em qualquer direção) de um caso confirmado de COVID-19, seus acompanhantes ou cuidadores e os tripulantes que trabalharam na seção da aeronave em que o caso estava sentado
    • CONTATO DOMICILIAR DE CASO SUSPEITO OU CONFIRMADO DE COVID-19:
    o Uma pessoa que reside na mesma casa/ambiente. Devem ser considerados os residentes da mesma casa, colegas de dormitório, creche, alojamento, etc.
    A avaliação do grau de exposição do contato deve ser individualizada, considerando-se, o ambiente e o tempo de exposição


  • 6. CARTAZES, VIDEOS, AUDIOS (CORONAVÍRUS)

    AUDIO MinSaúde - ESPECIAL CORONAVÍRUS: Saiba como identificar e se proteger dessa doença : Clique aqui


    O que você precisa saber e fazer. Fique atento aos sintomas e às formas de prevenção da doença. : Clique aqui


    Para se proteger? Confira No minuto saúde, a gente te ensina algumas medidas simples que você pode e deve adotar no seu dia a dia : Clique aqui


    Saiba como proteger você e sua família do coronavírus : Clique aqui


    Pessoas com sintomas gripais leves, como tosse, devem ficar em isolamento domiciliar. Você sabe o que é isso? Confira : Clique aqui


    Quem tem mais de 60 anos deve ficar em casa, mesmo sem sintomas. Os demais, evitem circulação nas ruas. Proteja você e sua família : Clique aqui


    Neste vídeo dos Direitos Humanos a secretária nacional da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Priscilla Gaspar, esclarece por que é fundamental limpar os equipamentos de uso pessoal das pessoas com deficiência : Clique aqui


    Coronavírus – Fake News : Clique aqui


    Coronavírus –– Isolamento Domiciliar : Clique aqui


    Medidas para prevenção : Clique aqui


    Etiquetas de higiene : Clique aqui


    Como lavar as mãos de forma correta : Clique aqui


    Quer tirar dúvidas sobre o coronavírus? O Ministério da Saúde responde : Clique aqui


  • 7. PERGUNTAS E RESPOSTAS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE)

    O QUE É UM CORONAVÍRUS?
    Os coronavírus são uma extensa família de vírus que podem causar doenças em animais e humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que podem variar do resfriado comum a doenças mais graves, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19.


    O QUE É O COVID-19?
    COVID-19 é a doença infecciosa descoberta mais recentemente causada pelo coronavírus. Tanto o novo vírus quanto a doença eram desconhecidos antes do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.


    QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO COVID-19?
    Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem sentir dor, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarréia. Esses sintomas geralmente são leves e aparecem gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não estão doentes. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem a necessidade de qualquer tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebem COVID-19 desenvolvem uma doença grave e têm dificuldade para respirar. As pessoas idosas e as que têm condições médicas subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Cerca de 2% das pessoas que contraíram a doença morreram.


    COMO O COVID-19 SE ESPALHA?
    Uma pessoa pode obter o COVID-19 do contato com alguém que está infectado com o vírus. A doença pode se espalhar de pessoa para pessoa através de gotículas do nariz ou da boca que são jogadas fora quando uma pessoa infectada tosse ou exala. Essas gotículas caem sobre objetos e superfícies ao redor da pessoa, para que outras pessoas possam pegar o COVID-19 se tocarem nesses objetos ou superfícies e tocarem nos olhos, nariz ou boca. Eles também podem ser espalhados pela inalação de gotículas que uma pessoa com COVID-19 espalhou através da tosse ou da expiração. Portanto, é importante ficar a mais de 1 metro (3 pés) de uma pessoa doente.
    A OMS está estudando a pesquisa em andamento sobre as formas de disseminação do COVID-19 e continuará relatando os resultados atualizados.


    O VÍRUS QUE CAUSA O COVID-19 PODE SER TRANSMITIDO PELO AR?
    Estudos até o momento sugerem que o vírus que causa o COVID-19 é transmitido principalmente pelo contato com gotículas respiratórias, e não pelo ar.


    É POSSÍVEL OBTER O COVID-19 EM CONTATO COM UMA PESSOA QUE NÃO APRESENTA NENHUM SINTOMA?
    A principal maneira de espalhar a doença é através das gotículas respiratórias expelidas por alguém ao tossir. O risco de contrair COVID-19 de alguém que não apresenta nenhum sintoma é muito baixo. No entanto, muitas pessoas que recebem COVID-19 apresentam apenas sintomas leves. Isto é particularmente verdadeiro nos estágios iniciais da doença. Portanto, é possível obtê-lo de alguém que, por exemplo, só tem tosse leve e não se sente doente. A OMS está revisando as investigações em andamento sobre o período de transmissão do COVID-19 e continuará relatando os resultados atualizados.


    É POSSÍVEL OBTER O COVID-19 DO CONTATO COM AS FEZES DE UMA PESSOA COM A DOENÇA?
    O risco de contrair COVID-19 do contato com as fezes de uma pessoa infectada parece ser baixo. Embora a pesquisa inicial sugira que o vírus possa estar presente em alguns casos nas fezes, a disseminação por essa via não é uma das características do surto. A OMS está revisando a pesquisa em andamento sobre a maneira como o COVID-19 é difundido e continuará relatando os novos resultados. No entanto, é um risco e, portanto, é mais um motivo para lavar as mãos com frequência, depois de ir ao banheiro e antes de comer.


    O QUE POSSO FAZER PARA ME PROTEGER E IMPEDIR A PROPAGAÇÃO DA DOENÇA?
    MEDIDAS DE PROTEÇÃO PARA TODAS AS PESSOAS
    Mantenha-se atualizado com as informações mais recentes sobre o surto de COVID-19, que podem ser acessadas no site da OMS e através das autoridades relevantes de saúde pública nos níveis nacional e local. Casos foram relatados em muitos países do mundo e ocorreram surtos em vários deles. As autoridades chinesas e outras conseguiram retardar ou interromper o progresso do surto, mas a situação é imprevisível e as últimas notícias precisam ser verificadas regularmente.
    Existem várias precauções que podem ser tomadas para reduzir a chance de obter ou espalhar o COVID-19:

    • Lave bem as mãos e com freqüência usando um desinfetante à base de álcool ou água e sabão.
    Porque Lavar as mãos com água e sabão ou usar um desinfetante à base de álcool mata vírus que podem estar nas suas mãos.
    • Mantenha uma distância mínima de 1 metro (3 pés) entre você e qualquer pessoa que tosse ou espirra.
    Porque Quando alguém tosse ou espirra, gotas de fluido que podem conter o vírus são liberadas pelo nariz ou pela boca. Se você estiver muito perto, pode respirar as gotículas e com elas o vírus COVID-19, se a pessoa que está tossindo tiver a doença.
    • Evite tocar nos olhos, nariz e boca
    Porque As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no seu corpo e causar doenças.
    • Você e as pessoas ao seu redor devem manter uma boa higiene das vias aéreas. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. O lenço usado deve ser descartado imediatamente.
    Porque Os vírus se espalham através de gotículas. Ao manter uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.
    • Fique em casa se não estiver se sentindo bem. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções das autoridades de saúde locais.
    Porque As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a impedir a propagação de vírus e outras infecções.
    • Mantenha-se informado sobre as últimas notícias sobre o COVID-19. Siga as orientações do seu médico, autoridades sanitárias nacionais e locais relevantes ou seu empregador sobre como proteger a si e a outras pessoas do COVID-19.
    Porque As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre se o COVID-19 está se espalhando em sua área. Eles são os interlocutores mais adequados para dar conselhos sobre o que as pessoas na sua área devem fazer para se proteger.
    • Confira as últimas notícias sobre as áreas mais perigosas (ou seja, as cidades e lugares onde a doença está se espalhando mais amplamente). Se possível, evite mudar para essas áreas, especialmente se você é idoso ou tem diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares.
    Porque Essas precauções devem ser tomadas nessas áreas, porque a probabilidade de contrair COVID-19 é maior.

    MEDIDAS DE PROTEÇÃO PARA PESSOAS QUE ESTÃO EM ÁREAS ONDE O COVID-19 ESTÁ SE ESPALHANDO OU QUE AS VISITARAM RECENTEMENTE (NOS ÚLTIMOS 14 DIAS)
    • Siga as diretrizes descritas acima (medidas de proteção para todas as pessoas)
    • Fique em casa se começar a se sentir mal, mesmo que envolva sintomas leves como dor de cabeça, febre leve (37,3 o C ou superior) e coriza leve, até se recuperar. Se você precisar sair de casa ou fazer uma visita (por exemplo, para obter comida), coloque uma máscara para evitar infectar outras pessoas.
    Porque Evitar o contato com outras pessoas e as visitas aos centros médicos permitirá que os centros funcionem de maneira mais eficaz e ajudará a proteger você e outras pessoas contra possíveis infecções pelo vírus COVID-19 ou outras pessoas.
    • Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure orientação médica rapidamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Ligue com antecedência e informe o seu médico sobre quaisquer viagens que você fez recentemente ou qualquer contato que tenha tido com viajantes.
    Porque Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também ajudará a impedir a propagação de vírus e outras infecções.


    QUAL A PROBABILIDADE DE O COVID-19 OBTER?
    O risco depende de onde você está e, mais especificamente, se um surto de COVID-19 está ocorrendo nesse local.
    Para a maioria das pessoas na maioria dos lugares, o risco de contrair essa doença permanece baixo. No entanto, sabemos que existem alguns lugares (cidades ou áreas) onde está se espalhando e onde o risco de contratá-lo é maior, tanto para as pessoas que moram nelas quanto para quem as visita. Governos e autoridades de saúde estão agindo com determinação toda vez que um novo caso de COVID-19 é detectado. É importante que todos respeitemos as restrições de viagens, viagens e as concentrações de massa de pessoas aplicáveis a cada local específico. Se cooperarmos com medidas para combater a doença, reduziremos o risco de cada um de nós contrair ou espalhar a doença.
    Como foi comprovado na China e em outros países, é possível interromper os surtos de COVID-19 e encerrar sua transmissão. No entanto, a grande velocidade com que surtos novos surgem nos obriga a estar cientes da situação nos lugares onde estamos ou para onde pretendemos ir.


    DEVO ME PREOCUPAR COM O COVID-19?
    Os sintomas do COVID-19 são geralmente leves, especialmente em crianças e adultos jovens. No entanto, eles também podem ser graves e forçar cerca de um em cada cinco infectados a hospitalizar. Portanto, é bastante normal se preocupar com os efeitos que o surto de COVID-19 pode ter sobre nós e nossos entes queridos.
    Essa preocupação deve nos ajudar a adotar medidas de proteção para nós mesmos, nossos entes queridos e as comunidades em que vivemos. A principal e mais importante medida é a higiene regular e completa das mãos e do trato respiratório. Segundo, é importante manter-se informado e seguir os conselhos das autoridades locais de saúde, como as relacionadas a viagens, deslocamentos e eventos em que um grande número de pessoas pode estar concentrado.


    QUEM CORRE O RISCO DE DESENVOLVER UMA DOENÇA GRAVE?
    Ainda temos muito a aprender sobre como o COVID-2019 afeta os seres humanos, mas parece que pessoas mais velhas e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas ou diabetes) desenvolvem casos graves da doença com mais frequência do que outros.


    EXISTEM MEDICAMENTOS OU TERAPIAS PARA PREVENIR OU CURAR O COVID-19?
    Embora alguns remédios ocidentais, tradicionais ou domésticos possam proporcionar conforto e aliviar os sintomas do COVID-19, não há evidências de que os medicamentos atuais possam prevenir ou curar a doença. A OMS não recomenda a automedicação, principalmente com antibióticos, para prevenir ou curar o COVID-19. Existem vários ensaios clínicos em andamento com medicamentos tradicionais e ocidentais. A OMS fornecerá informações atualizadas assim que os resultados dos ensaios clínicos estiverem disponíveis.


    EXISTE UMA VACINA, MEDICAMENTO OU TRATAMENTO PARA O COVID-19?
    Ainda não. Até o momento, não há vacina específica ou medicamento antiviral para prevenir ou tratar o COVID-2019. No entanto, as pessoas afetadas devem receber assistência médica para aliviar os sintomas. Pessoas com casos graves da doença devem ser hospitalizadas. A maioria dos pacientes se recupera com a ajuda de medidas de apoio.
    Possíveis vacinas e diferentes tratamentos farmacológicos específicos estão sendo investigados. Existem ensaios clínicos em andamento para testá-los. A OMS está coordenando esforços para desenvolver vacinas e medicamentos para prevenir e tratar o COVID-19.
    As maneiras mais eficazes de proteger você e outras pessoas do COVID-19 são: lave as mãos com frequência, cubra a boca com o cotovelo ou o tecido ao tossir e mantenha uma distância de pelo menos 1 metro ( 3 pés) com pessoas que tossem ou espirram. (Consulte O que posso fazer para me proteger e impedir a propagação da doença?)


    COVID-19 E SARS SÃO IGUAIS?
    Não. O genoma do vírus que causa o COVID-19 e o responsável pela síndrome respiratória aguda grave (SARS) são semelhantes, mas não são os mesmos. A SARS é mais mortal, mas muito menos infecciosa que a COVID-19. Desde 2003, não houve surtos de SARS em nenhum lugar do mundo.


    DEVO USAR UMA MÁSCARA PARA ME PROTEGER?
    Se os sintomas respiratórios característicos do COVID-19 não aparecerem (especialmente tosse) ou se você não cuidar de uma pessoa que pode ter contraído essa doença, não é necessário usar uma máscara clínica. Lembre-se de que as máscaras descartáveis só podem ser usadas uma vez e lembre-se de que, se você não estiver doente ou não cuidar de alguém, estará desperdiçando uma máscara. O estoque mundial de máscaras faciais está acabando e a OMS recomenda que sejam usadas com sensatez.
    A OMS aconselha o uso racional de máscaras clínicas, para não desperdiçar ou usar indevidamente ferramentas valiosas (consulte a seção Quando e como usar uma máscara ).
    As medidas mais eficazes contra o COVID-19 para proteger a si e aos outros são: lave as mãos com frequência, cubra a boca com o cotovelo ou com um lenço de papel ao tossir e mantenha uma distância de pelo menos 1. metro (3 pés) com pessoas que tossem ou espirram. Para obter mais informações a esse respeito, consulte as medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus.


    COMO COLOCAR, USAR, TIRAR E DESCARTAR UMA MÁSCARA
    1. Lembre-se de que apenas profissionais de saúde, profissionais de saúde e pessoas com sintomas respiratórios, como febre e tosse, devem usar uma máscara.
    2. Antes de tocar na máscara, lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou água e sabão.
    3. Inspecione a máscara quanto a rasgos ou orifícios.
    4. Vire para cima (onde a tira de metal está localizada).
    5. Certifique-se de apontar o lado correto da máscara (o lado colorido).
    6. Coloque a máscara em seu rosto. Aperte a tira de metal ou a borda rígida da máscara para que ela se adapte à forma do seu nariz.
    7. Puxe a parte inferior da máscara para cobrir a boca e o queixo.
    8. Após o uso, remova a máscara; remova as tiras elásticas por trás das orelhas, mantendo a máscara afastada do rosto e das roupas, para não tocar nas superfícies potencialmente contaminadas da máscara.
    9. Descarte a máscara em um recipiente fechado imediatamente após o uso.
    10. Lave as mãos após tocar ou descartar a máscara. Use um desinfetante à base de álcool ou, se estiverem visivelmente sujos, lave-os com água e sabão.


    QUANTO TEMPO DURA O PERÍODO DE INCUBAÇÃO DO COVID-19?
    O "período de incubação" é o tempo entre a infecção pelo vírus e o aparecimento dos sintomas da doença. A maioria das estimativas para o período de incubação do COVID-19 varia de 1 a 14 dias e geralmente é de cerca de cinco dias. Essas estimativas serão atualizadas à medida que mais dados estiverem disponíveis.


    OS SERES HUMANOS PODEM CONTRAIR O VÍRUS COVID-19 DO CONTATO COM UM ANIMAL?
    Os coronavírus são uma extensa família de vírus que são comuns entre morcegos e outros animais. Raramente, as pessoas são infectadas com esses vírus, que podem se espalhar para outras pessoas. Por exemplo, o SARS-CoV foi associado a civetas e o MERS-CoV é transmitido através de dromedários. A possível origem animal do COVID-19 ainda não foi confirmada.
    Como medida de proteção ao visitar mercados de animais vivos ou em outras situações semelhantes, evite o contato direto com animais e superfícies que estejam em contato com eles. Certifique-se de que as práticas adequadas de higiene alimentar sejam seguidas o tempo todo. Manuseie carne crua, leite ou órgãos de animais com cuidado para evitar a contaminação de alimentos não cozidos e o consumo de produtos de origem animal crua ou mal cozida.


    MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO PODE ME INFECTAR COM COVID-19?
    Embora tenha havido um caso de um cachorro infectado em Hong Kong, até o momento não há evidências de que um cão, gato ou qualquer animal de estimação possa transmitir o COVID-19. O COVID-19 é transmitido principalmente através de gotículas produzidas por uma pessoa infectada, tossindo, espirrando ou conversando. Para se proteger, lave bem as mãos com frequência.
    A OMS é mantida a par das pesquisas mais recentes a esse respeito e de outras questões relacionadas ao COVID-19 e fornecerá informações atualizadas sobre as conclusões que são tiradas.


    QUANTO TEMPO O VÍRUS SOBREVIVE NA SUPERFÍCIE?
    Não se sabe por quanto tempo o vírus causador do COVID-19 sobrevive à superfície, mas parece se comportar como outros coronavírus. Estudos (incluindo informações preliminares disponíveis sobre o vírus COVID-19) indicam que o coronavírus pode subsistir na superfície por algumas horas a vários dias. O tempo pode variar de acordo com as condições (por exemplo, o tipo de superfície, a temperatura ou a umidade do ambiente).
    Se você acha que uma superfície pode estar infectada, limpe-a com um desinfetante comum para matar o vírus e, assim, proteger a si e aos outros. Lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou água e sabão. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz.


    É SEGURO RECEBER UM PACOTE DE UMA ÁREA ONDE FORAM RELATADOS CASOS DE COVID-19?
    Sim. A probabilidade de uma pessoa infectada contaminar itens comerciais é baixa, e o risco de contrair o vírus que causa o COVID-19 do contato com uma embalagem que foi manipulada, transportada e exposta a diferentes condições e temperaturas também é baixo.


    EXISTE ALGO QUE EU NÃO DEVO FAZER?
    As seguintes medidas NÃO são eficazes contra o COVID-2019 e podem ser prejudiciais:
    • Fumar
    • Use várias máscaras
    • Tomar antibióticos ( consulte Existem medicamentos ou terapias que previnem ou curam o COVID-19? )
    De qualquer forma, se você estiver com febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico o mais rápido possível para reduzir o risco de desenvolver uma infecção mais grave e informe o seu médico sobre suas viagens recentes.


  • 8.TIRE SUAS DÚVIDAS – CORONAVÍRUS (MINISTÉRIO DA SAÚDE)

    CORONAVIRUS CORONAVIRUS TIRE AS SUAS DÚVIDAS - MINISTÉRIO DA SAÚDE.pdf

  • 9. VEJA O QUE É FAKE SOBRE O CORONAVÍRUS

    Também com o objetivo de alertar e esclarecer a população sobre as Fake News que começaram a ser disseminadas sobre o tema, foi disponibilizado um número de WhatsApp para envio de mensagens da população para apuração pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.
    Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.


    VEJA O QUE É FAKE SOBRE O CORONAVÍRUS : Clique aqui


  • 10. MATERIAIS INFORMATIVOS CORONAVÍRUS (MINISTÉRIO DA SAÚDE)

    1CORONAVIRUS 1CORONAVIRUS O PRECISA SABER E FAZER COMO É TRANSMITIDO- QUAIS SÃO OS SINTOMAS- COMO SE PROTEGER - S

    2 2 CORONAVÍRUS -COMO É TRANSMITIDO.jpg

    3 3 CORONAVÍRUS -COMO SE PREVENIR.jpg

    4 4 CORONAVÍRUS - O QUE FAZER EM CASO DE SINTOMAS.jpg

    5 5 CORONAVÍRUS- O QUE PRECISA SABER E FAZER POSSO FREQUENTAR LOCAIS PÚBLICOS - TEM ALGUM RISCO ANDAR

    6CORONAVIRUS 6CORONAVIRUS - O QUE IDOSOS E DOENTES CRONICOS PRECISAM SABER E FAZER.pdf

    7GRUPO 7GRUPO DE PESSOAS - CRIANÇAS.jpg

    8GRUPO 8GRUPO DE PESSOAS - GRAVIDAS.jpg

    9GRUPOS 9GRUPOS DE RISCO.jpg

    CORONAVIRUS CORONAVIRUS OS QUE AS EMPRESAS PRECISAM SABER E FAZER.pdf

    QUANDO QUANDO USAR A MASCARA 1.png

    QUANDO QUANDO USAR A MASCARA 2.png

    QUANDO QUANDO USAR A MASCARA 3.png

  • 11. APLICATIVO CORONAVÍRUS SUS

    O Ministério da Saúde lança o app Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o Corona Vírus COVID-19, para isso o aplicativo conta com as seguintes funcionalidades:

    - Informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção e etc;

    - Mapa indicando unidades de saúde próximas;

    - Em caso de suspeita de infecção, o cidadão pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do Corona, e caso seja será instruído e encaminhado para a unidade de saúde básica mais próxima;
    Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android:


    Para baixar o app iOS : Clique aqui


    Para baixar o app Android : Clique aqui


    APLICATIVO APLICATIVO CORONAVÍRUS.png

  • 12. WHATSAPP – FIGURINHAS CORONAVÍRUS

    Quem usa o WhatsApp, usa figurinhas nas conversas. Por isso, o Ministério da Saúde e o aplicativo lançaram um pacote de figurinhas com informações sobre como se prevenir do #coronavírus.


    Clique aqui e saiba como baixar e usar as figurinhas : Clique aqui


    WHATSAPP.jpg WHATSAPP.jpg

  • 13.CURSOS/CONSULTORIA CORONAVÍRUS

    Tenha acesso a Cursos e a Consultoria do Coronavírus


  • Curso - Ministério da Sáude

    Informação para prevenção | O Ministério da Saúde disponibiliza o primeiro curso do Brasil para prevenção contra o #coronavírus

    • . Dividida em 4 unidades, a CAPACITAÇÃO tem como objetivo esclarecer as principais características da doença


    CURSO CURSO CORONAVIRUS MINISTERIO DA SAUDE.jpg

  • Capacitação - Ministério da Saúde

    Consultoria gratuita sobre #coronavírus. Médicos e enfermeiros da Atenção Primária e da Estratégia Saúde da Família podem tirar dúvidas sobre a doença no canal de atendimento exclusivo, de segunda a sexta, das 8h às 17h30. É só ligar0800 644 6543


    CONSULTORIA CONSULTORIA CORONAVIRUS - MINISTERIO DA SAÚDE.jpg

  • Curso Enap - Coronavírus

    Vírus respiratórios emergentes, incluindo COVID-19: métodos para detecção, prevenção, resposta e controle
    O curso é uma ação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que fornece noções sobre os vírus respiratórios emergentes, inclusive o novo coronavírus. A Enap, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o assunto, oferta o curso na EV.G para que servidores públicos e qualquer pessoa interessada tenham os devidos esclarecimentos. Você também poderá ter mais informações nos portais da OMS e do Ministério da Saúde.


    OFERTA
    CONTEUDISTA
    OMS
    CERTIFICADOR
    Enap
    CARGA HORÁRIA
    10h
    DISPONIBILIDADE
    30 dias
    PÚBLICO ALVO
    O curso é destinado a todos os agentes públicos e a qualquer pessoa interessada no assunto.
    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
     Módulo Introdutório
     Módulo A - Introdução aos vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19;
     Módulo B - Vigilância aprimorada e investigações de surtos de patógenos respiratórios emergente;


     Módulo C - Comunicação de risco e envolvimento comunitário;
     Módulo D - Prevenção e resposta a um vírus respiratório emergente, incluindo COVID-19;


    Curso Enap - Coronavírus : Clique aqui


    CURSO CURSO ENAP CORONAVIRUS.png

  • 14. AÇÕES DA PREFEITURA CONTRA O CORONAVÍRUS

    14.1 DECRETOS MUNICIPAIS E OUTRAS PUBLICAÇÕES


    Decreto “NE” Nº 1329 de 18 de Março de 2020 - Estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID19), no âmbito territorial de Araci, Estado da Bahia, na forma que indica e dá outras providências, considerando a classificação do mesmo como pandemia, pela Organização : Clique aqui


    Plano de Ação para Enfrentamento da Pandemia do (COVID-19) : Clique aqui


    Decreto “NE” Nº 1339 de 20 de março de 2020 - Estabelece medidas de suspensão da Feira Livre pelo prazo de 30 dias e recomenda a suspensão das atividades do comércio local no âmbito do Município de Araci-Ba. : Clique aqui


    Decreto “NE” Nº 1340 de 22 de Março de 2020. - Decreta horário de circulação no município de Araci e determina o fechamento dos estabelecimentos comerciais. : Clique aqui


    Decreto “NE” Nº 1341 de 23 de Março de 2020 - Regulamenta os procedimentos de contratação direta, através de Dispensa, para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (Covid19), no âmbito da administração pública do Muni : Clique aqui


    Decreto “NE” nº 1.344 de 23 de março de 2020- Regulamenta a utilização temporária da UBS - Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro São João, enquanto perdurar a pandemia, destinada ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (Covid-19), no âmbito da administração p : Clique aqui


    Portaria N° 5.058 de 23 de Março de 2020 - Dispõe sobre o controle de frequência de Servidores Públicos lotados na Secretaria Municipal de Saúde, bem como os alocados temporariamente pela mesma, no enfrentamento da pandemia decorrente do Coronavírus COVID-19, estabelecido no Decreto nº 1329 de 18 de : Clique aqui


    Decreto “NE” Nº 1.347 de 25 de Março de 2020 - Dispõe sobre a remoção de servidores públicos a serem alocados temporariamente para suprir as necessidades de atendimento das unidades de saúde para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus COVID19, estabelecido no Decreto nº 1329 de 18 de : Clique aqui


    Plano Municipal de Contingências para Enfretamento do Novo Coronavírus – COVID19 Araci – Março de 2020. : Clique aqui


    Decreto “NE” nº 1.356 de 02 de abril de 2020- Dispõe sobre o Funcionamento do Comércio e de prorrogação de prazos no âmbito do Município Araci e dá outras providências . : Clique aqui


    Decreto “NE” Nº 1.359 de 02 de Abril de 2020 - Declara a Situação de Emergência Temporária, em todo território do Município de Araci,em virtude do (COVID-19) classificado e codificado como Doenças Infecciosas Virais (cobrade 1.5.1.1.0) sendo as Medidas para Enfrentamento da Emergência de Saúde Públi : Clique aqui


    Decreto “NE” Nº 1.358 de 06 de Abril de 2020 - Cria o Comitê de Gestão e Monitoramento da Crise e dos Impactos do COVID-19 no âmbito do Município de Araci Estado da Bahia e dá outras providências. : Clique aqui


    Decreto “NE” Nº 1.361 De 08 De Abril De 2020 - Declara estado de calamidade pública no município de Araci, estado da Bahia, para o enfrentamento da emergência pública decorrente da pandemia do Coronavírus (COVID-19), na forma que indica e dá outras providências. : Clique aqui


    Plano Municipal de Contingências para Enfretamento do Novo Coronavírus – COVID-19. : Clique aqui


    Decreto “NE” Nº 1.362 De 13 De Abril De 2020 - Dispõe sobre a prorrogação de prazo quanto ao Funcionamento do Comércio no âmbito do Município Araci e dá outras providências. : Clique aqui


  • 14.2 .LOCAL DE ATENDIMENTO - CORONAVÍRUS

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-03-24 at 17.32.33.jpeg

    Estará funcionando o PSF do São João como Unidade Municipal de Referência de Combate ao Coronavírus. O Hospital de Campanha será utilizado para acompanhamento de todos os casos que possam ser suspeitos, com sinais de gravidade, de contaminação pelo Coronavírus (COVID-19) como área de referência para o atendimento de pessoas com dispneia (dificuldade de respirar caracterizada pela respiração rápida e curta, geralmente associada a doença cardíaca ou pulmonar) um dos principais sintomas de alerta para um possível caso de contaminação pelo novo vírus. A Unidade de PSF fica localizada na saída para o Distrito de João Vieira, bairro São João, antigo Matadouro.


  • 14.3 ÓRGÃOS MUNICIPAIS (CONTATOS)

    CONTATOS CONTATOS - OUVIDORIA.jpg

    CONTATOS CONTATOS PREFEITURA - ADM.jpg

    TELEFONES TELEFONES UTEIS.jpg

    PREFEITURA - ADMINISTRAÇÃO ZAP (75) 99854-3145 E-MAIL: ADM@ARACI.BA.GOV.BR
    VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (75) 99234-4808
    VIGILÂNCIA SANITÁRIA (75) 99300-6565
    GUARDA MUNICIPAL – 153
    CONSELHO TUTELAR – (75) 99156-1076
    DEFESA CIVIL ZAP (75) 99856-5042 E-MAIL: DEFESACIVIL.ARACI@GMAIL.COM
    SETOR DE TRIBUTOS ZAP (75) 99854-3145 E-MAIL: TRIBUTOS@ARACI.BA.GOV.BR
    OUVIDORIA ZAP (75) 99826-6066 E-MAIL: OUVIDORIA@ARACI.BA.GOV.BR
    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ZAP (75) 99848-2213 EMAIL: SEDUCARACI@GMAIL.COM
    SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA (75) 99124-0898
    SECRETARIA DE AGRICULTURA (75) 99989-9595
    CONTATOS – SECRETARIA DE ASSISTENCIA
    SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL SECRETÁRIA - RITA ADRIANA (71) 99204-4229
    CRAS MARIA MADALENA - PAOLA (75) 99919-6366
    CRAS ARACI (75) 99203- 4429
    CENTRO DE REFERÊNCIA AS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA – MARINA (71) 99247-3245
    CADÚNICO/BOLSA FAMÍLIA – DARLON (75) 99231-0615
    SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (75) 99119- 3480
    SECRETARIA/BENEFÍCIO EVENTUAL – JULY (75) 99185-9958
    CREAS – SORAIA (75) 99170-2161











  • 14.2 ATUALIZAÇÃO DE DADOS (BOLETIM CORONAVÍRUS)

    Tenha aqui informações atualizadas dos casos suspeitos, descartados, confirmados e aguardando resposta.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 20-03-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 24-03-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 26-03-2020.jpeg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 28-03-2020.jpeg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 27-03-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM 30-03-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM 31-03-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM 02-04-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM 03-04-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 06-04-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 07-04-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 08-04-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 08-04-2020 ATUALIZADO.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 10-04-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 11-04-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 12-04-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 13-04-2020.jpg

    BOLETIM BOLETIM ARACI 14-04-2020.jpg

  • BOLETIM 28/03/2020

    BOLETIM BOLETIM ARACI 28-03-2020.jpg

  • 14.5 MATÉRIAS INSTITUCIONAIS

    Tenha acesso as matérias institucionais divulgadas sobre o assunto


  • Nota Oficial (18/03/2020)

    Em virtude do surgimento de novos casos de contaminação do vírus Covid-19 (Coronavírus) em nosso Estado, e com a necessidade de contribuir para a prevenção e combate à doença, a Prefeitura de Araci informa que estão suspensos inicialmente POR 15 DIAS:

    - O atendimento ao público nas repartições públicas do município, que passarão a ser feitos através de telefones e e-mails institucionais;

    - As aulas nas creches e nas escolas do município, incluindo o transporte escolar, sem prejuízo da manutenção do calendário recomendado pela Secretaria de Educação;

    - Os atendimentos nos serviços de CREAS, CRAS, SMDS, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Idosos, Grupos de Mulheres, Jovens e Gestantes dos CREAS e CRAS;

    - As atividades que possam reunir mais de 50 pessoas em locais públicos do município, incluindo praças, palcos e áreas abertas da sede e da zona rural, incluindo os festejos culturais, sendo estes por tempo indeterminado.

    - Os eventos esportivos no município, e se ainda ocorrerem, só poderão acontecer com os portões fechados ao público, mediante autorização sanitária expedida pela Secretaria de Saúde do município.

    Já as Feiras Livres, que ocorrem nas segundas e quintas, com o intuito de minimizar o fluxo intenso e a tramitação de habitantes de outros municípios e a possível disseminação do vírus, ocorrerão nos próximos 15 dias apenas com os feirantes locais.

    Fica recomendado que as instituições de ensino particulares atuantes no município, e as academias, lanchonetes, bares, restaurantes, pizzarias, entre outros tipos de estabelecimentos alimentares e de entretenimento, adotem as medidas de prevenção necessárias para o seu funcionamento. No caso dos bares e restaurantes, fica recomendado a organização das mesas com a distância mínima de dois metros entre elas, e em eventos abertos, ocorrendo eventualmente, recomenda-se a distância mínima de um metro entre as pessoas.

    Quanto às manifestações religiosas, a recomendação é que as autoridades de cada segmento sejam criteriosas quanto aos cuidados previstos, observando as orientações gerais para evitar a disseminação do vírus.

    A prefeitura ressalta que os serviços essenciais serão mantidos, e que não há motivo para pânico, pois todos os protocolos previstos pelo Ministério da Saúde, para detecção e cuidado de novos casos suspeitos, são cumpridos de forma rigorosa nos locais de atendimento ao público, por todas as equipes de saúde dos PSF e do Hospital Municipal.

    Essa decisão tem caráter preventivo e de aplicação imediata, tendo vigência mantida enquanto perdurar o estado de emergência internacional (proposto pela Organização Mundial da Saúde – OMS) e terá revisão a qualquer momento, condicionado à evolução decorrente da contaminação pelo Novo Coronavírus (Covid-19).

    Araci, 18 de março de 2020.


  • Contatos Institucionais (18/03/2020)

    Atendendo à determinação divulgada em Decreto Municipal publicado no DO desta quarta-feira (18), disponibilizamos esses contatos abaixo para quem deseja fazer alguma solicitação de informação sobre os atendimentos das secretarias do município. Cada secretaria receberá a demanda encaminhada por estes contatos, mas também irá disponibilizar outros números em breve.

    Pedimos que mantenham os cuidados aqui informados anteriormente, e também que evitem a circulação por locais que possam ser focos de contaminação. Salientamos que não há necessidade de pânico, mas a prevenção sempre vai ser o melhor remédio contra qualquer doença.

    Juntos, venceremos essa luta.


    CONTATOS CONTATOS PREFEITURA - ADM.jpg

  • Unidade dupla de PSF do Bairro São João vai ser transformada em Hospital de Campanha para atendimento de saúde (18/03/2020)

    Durante o período em que devem ser observados e acompanhados todos os casos que possam ser suspeitos, com sinais de gravidade, de contaminação pelo Covid-19 (coronavírus), a Prefeitura de Araci, através da secretaria de Saúde, irá disponibilizar uma unidade de PSF no município para que seja utilizado como área referenciada para atendimento de pessoas com dispneia (dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente associada a doença cardíaca ou pulmonar), um dos principais sintomas de alerta para um possível caso de contaminação pelo novo vírus, junto com os outros que são iguais aos de uma gripe comum. O atendimento no local começará a funcionar na próxima segunda-feira, dia 23.

    O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18), durante uma reunião que envolveu o executivo municipal, secretários, vereadores, representantes do poder público e de associações de moradores da zona rural, e também de formadores de opinião, como comunicadores, diretores de escolas e líderes religiosos, na quadra do CEMOB. O local estava arrumado conforme determinação do Decreto Municipal publicado no DO desta quarta-feira, que orienta o respeito à distância mínima de um metro entre as pessoas em um ambiente.

    Todos os atendimentos aos casos suspeitos, que antes seriam feitos no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, passarão a ser atendidos na unidade do PSF do Bairro São João, que contará com estrutura para duas equipes completas de atenção à saúde, e que ainda não havia entrado em funcionamento. “Vamos disponibilizar esse local, com todo o equipamento possível que temos, para funcionar durante 24h, 7 dias por semana”, explicou a secretária municipal de saúde, Ana Ofélia Marques. “Lá, teremos dois respiradores mecânicos, por exemplo, e equipe completa com médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, além de uma ambulância totalmente equipada para transportar o paciente com segurança para o atendimento em Salvador”, continuou a secretária.

    Influenza – A partir da próxima segunda-feira (23), além do início de funcionamento do PSF de referência, também começa a campanha de vacinação contra o H1N1, promovido pelo Ministério da Saúde. A campanha foi antecipada em quase um mês – anteriormente, a abertura estava prevista para a segunda quinzena de abril – iniciando no dia 23 de março, com vacinação direcionada aos idosos (a partir de 55 anos) e profissionais de saúde. Em Araci, todas as Unidades de Saúde da Família da sede e da zona rural estarão preparadas para atender à demanda de vacinação.

    Hospital de Campanha – A unidade do PSF do Bairro São João será transformada em um Hospital de Campanha, identificação dada a uma pequena unidade médica móvel, ou mini hospital, que cuida temporariamente das vítimas no local, antes que possam ser transportadas com segurança para instalações mais permanentes.


    PMA.jpg PMA.jpg

  • A prevenção ainda é o melhor remédio, sempre (19/03/2020)

    Pensando nisso, o nosso município atendeu ao chamado do Ministério da Saúde, que antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. Todos os PSF de Araci estão preparados para vacinar pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde, que são o público-alvo desta primeira fase da campanha, que vai até o dia 16/04.

    De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

    Como diferenciar?
    A doença que o vírus Sars-Cov-2 provoca, a Covid-19, é uma infecção respiratória que começa com sintomas como febre e tosse seca e, ao fim de uma semana, pode provocar falta de ar.

    Mas, nessa época do ano, também é comum as pessoas apresentarem tosse, febre, dores na garganta e na cabeça e sensação de fadiga por causa dos vírus da influenza, que provocam as gripes comuns.

    De acordo com os especialistas, os sintomas devem ser monitorados e, caso permaneçam leves, podem ser tratados em casa.


    CAMPANHA CAMPANHA GRIPE 2020.jpg

  • Decreto Municipal recomenda suspensão das atividades do comércio em Araci (20/03)/2020)

    Em decorrência dos novos casos de contaminação pelo Covid-19 (coronavírus) que surgiram em nosso Estado, e visando reduzir o fluxo de pessoas circulando pelas áreas de comércio do município, foi publicado hoje (20) o Decreto Municipal NE N. 1339, que determina a suspensão das atividades da Feira Livre pelo período de 30 dias, e recomenda a suspensão das atividades de comércio por tempo indeterminado, a partir da data da sua publicação.

    O Decreto Municipal recomenda que apenas os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais à população (farmácias, postos de combustíveis e mercados, supermercados e distribuidoras de alimentos) permaneçam com suas atividades, mantendo os cuidados preventivos para higienização e proteção dos seus funcionários e do funcionamento do estabelecimento.

    Os comércios que não se enquadrarem na lista previamente informada, só poderão manter-se abertos, caso consigam obrigatoriamente manter o controle e fluxo de circulação interna dos clientes, com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde, com a Portaria nº 356, de 11 de Março de 2020 do Ministério da Saúde.

    A fiscalização e verificação dos estabelecimentos em todo âmbito municipal, bem como o cumprimento deste decreto, será realizada pela Polícia Militar, pela Guarda Municipal e pela Vigilância Sanitária do município.

    As medidas previstas neste Decreto, bem como seus prazos, poderão ser reavaliadas a qualquer momento, condicionado à evolução do estado de emergência internacional decorrente da contaminação pelo Coronavírus.


  • Informativo (20/03/2020

    CAMPANHA CAMPANHA CORONAVIRUS 3.jpg

  • Informativo (21/03/2020)

    Atenta às ações de combate ao Covid-19 (coronavírus), a Prefeitura de Araci vem informar que o Ministério da Saúde acaba de declarar, através da portaria 454/2020, a transmissão comunitária do coronavírus em todo território brasileiro (transmissão que não consegue relacionar a cadeia de transmissão, ou seja, quando não consegue identificar quem contaminou primeiro, e passou para outra pessoa).

    Essa portaria ainda regulamenta atestados médicos para isolamento, que também valerá para as pessoas que residem no mesmo endereço. Um modelo está disponível no endereço eletrônico http://www.in.gov.br/…/portaria-n-454-de-20-de-marco-de-202…

    Reforçamos a importância de esclarecer aos familiares, vizinhos, amigos e colegas de profissão, a importância de não sair de casa. O aumento da curva de casos deve iniciar próxima semana.

    #fiquememcasa


  • Um alerta para toda a população: Veja nesse gráfico, a importância de manter a distância entre as pessoas (21/03/2020)

    Reforçamos, ainda, a necessidade de que todos devam permanecer nas residências. Assim, todos ficam menos expostos.


    CAMPANHA CAMPANHA CORONAVIRUS ARACI 4.jpg

  • Informativo (22/03/2020)

    CAMPANHA CAMPANHA CORONAVIRUS ARACI 5.jpg

  • A Prefeitura de Araci está disponibilizando um canal de comunicação para a comunidade (22/03/2020)

    Em horário comercial, das 08h às 18h, podem ligar ou mandar mensagens.


    CONTATOS CONTATOS - OUVIDORIA.jpg

  • Informativo (22/03/2020)

    Neste momento de prevenção, continuamos com a campanha nacional de luta contra o Covid-19 (coronavírus), e mantemos o aviso para que todos permaneçam em suas residências, cuidando de todos os que mais precisam.

    A Prefeitura de Araci manterá os serviços essenciais (limpeza, área de saúde e segurança) e pede que apenas os comércios de alimentos, remédios e limpeza mantenham o atendimento. Para todos os outros, recomendamos atender ao decreto 1339, de 20/03/2020, que determina a suspensão das atividades da Feira Livre por 30 dias, e todos os outros segmentos, por tempo indeterminado.

    É uma fase crítica que nosso país passa, mas que com nossa ajuda, venceremos essa batalha.

    #ficaemcasaraci #aracicontraocoronavirus

    Espalhem esses cards, para que todos os que ainda tenham dúvida sobre o novo vírus, possam saber.


    CAMPANHA CAMPANHA CORONAVIRUS ARACI 6.jpg

    CAMPANHA CAMPANHA CORONAVIRUS ARACI 7.jpg

    CAMPANHA CAMPANHA CORONAVIRUS ARACI 8.jpg

  • Toque de recolher é decretado em Araci (22/03/2020)

    A Prefeitura de Araci decretou que, a partir deste domingo (22), está proibida a circulação de pessoas em todo o território do município (sede e zona rural), das 19h até às 07h do dia seguinte. Essa ordem está prevista no decreto de número 1340, de 22 de março de 2020, assinado pelo prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto.

    Só será permitido o trânsito de pessoas sozinhas (não acompanhadas) pelas praças, ruas e logradouros da sede, distrito e povoados, quando for comprovada a necessidade para acesso aos serviços essenciais (farmácias, mercados, postos de combustível, serviços de comunicação e serviços de delivery), ou caso a pessoa esteja indo trabalhar nestes locais, comprovando-se a necessidade ou urgência. Essa determinação tem vigência enquanto perdurar o estado de emergência internacional decorrente da contaminação pelo Coronavírus.

    O decreto também determina o fechamento total de todo estabelecimento comercial varejista e de atacado em todo o município de Araci, também por tempo indeterminado. A excessão é apenas para farmácias, estabelecimentos de saúde (clínicas e laboratórios), postos de combustível, produtos de limpeza e de gêneros alimentícios (humanos e de animais).

    Qualquer outro tipo de estabelecimento que não respeitar o decreto, terá seu alvará suspenso e será aberto um Processo Administrativo para verificação de Responsabilidade Civil e Criminal, com aplicação de multa (por ter desrespeitado a legislação sanitária e de uso do solo, conforme previsto na legislação Federal, Estadual e Municipal).

    A Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Vigilância Sanitária e o Setor de Tributos da Prefeitura de Araci serão os órgãos responsáveis pela fiscalização, e irão verificar as denúncias de descumprimento do decreto. Entre as penas previstas para quem descumprir o decreto, estão a apreensão de veículos e condução forçada de pessoas pelas autoridades municipais, o pagamento de multa e prisão do responsável pelo estabelecimento de um mês a um ano, sob alegação de infração prevista no Artigo 268, do Código Penal Brasileiro e no Decreto-Lei n.º 2848/40 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagaçao de doença contagiosa).

    No decreto, também está determinado que os locais de atendimento essenciais (farmácias e mercados), seguirão alguns critérios para atendimento ao público: Estabelecer no máximo 10 atendimentos por vez dentro do Estabelecimento Comercial; Manter a distância de um metro entre cada pessoa dentro do estabelecimento, inclusive na ida ao caixa; Disponibilizar material de higienização para os clientes do estabelecimento na entrada do comércio.

    As medidas previstas neste Decreto, bem como seus prazos, poderão ser reavaliadas a qualquer momento, condicionado à evolução do estado de emergência internacional decorrente da contaminação pelo Coronavírus.


  • Boletim Araci Coronavírus (24/03/2020)

    Acompanhando de perto as informações que são divulgadas pela SESAB, sobre o número de casos confirmados de contágio pelo Covid-19 (coronavírus), a Prefeitura de Araci divulga que foram enviadas 6 amostras de exames ao LACEN, de notificações de casos suspeitos, e tivemos um caso negativo para o contágio. Os outros 5 estão aguardando em residência, sob orientação de isolamento de 14 dias.

    Até o momento, o Estado registra 79 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), outros 725 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até às 17 horas desta terça-feira (24). Todos os casos novos foram importados ou de transmissão local.

    Diferente do divulgado anteriormente, o município de Alagoinhas não possui caso confirmado. O paciente reside na capital, mas no momento do preenchimento da ficha de notificação, tinha informado o endereço do local de trabalho. O mesmo ocorreu com uma notificação inicialmente atribuída a Salvador, mas o local de moradia do paciente é Feira de Santana. Desta forma, os municípios com casos positivos são estes: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); Salvador (48 casos, com a ressalva que três casos são importados, visto que o local de residência é fora da Bahia); e Teixeira de Freitas (1).

    Pedimos que todos cumpram às determinações do Decreto Municipal NE n. 1339, que decretou o toque de recolher no município, das 19h às 07h do dia seguinte, por tempo indeterminado. Todos os estabelecimentos que não sejam farmácias ou mercados devem permanecer fechados, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas e o possível contágio pelo novo vírus.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 24-03-2020.jpg

  • Coronavírus: Prefeitura de Araci anuncia 150 mil reais para mais proteção de profissionais de saúde (25/03/2020)

    Devido ao atual momento, e visando garantir a segurança dos profissionais de saúde que irão atuar na linha de frente da luta contra a contaminação pelo Covid-19 (coronavírus), a Prefeitura de Araci informa que está adquirindo mais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que serão entregues às equipes de trabalho, para evitar a contaminação.

    “Estamos tentando de todas as formas diminuir as possibilidades de contágio, e principalmente porque precisamos que os profissionais estejam protegidos sempre, porque sem eles, a luta ficará mais difícil ainda”, disse o líder do executivo municipal, durante entrevista à rádio local.

    O valor investido, que ultrapassa R$ 150 mil, será usado para compras de máscaras (cirúrgicas e N95), luvas, capas, toucas, lençóis, que serão usadas para abastecer todas as que são usadas durante o trabalho dos profissionais. “O que temos maior dificuldade é de encontrar os óculos de proteção dos modelos usados em cirurgia, e também as máscaras em acrílico, que servirão para proteger ainda mais os nossos profissionais”, completou.

    Também pensando na proteção da população, desta vez sobre o tema da economia e da alimentação, a prefeitura irá determinar uma área no município para que possam ser montadas barracas para o comércio de alimentos, e com ambiente controlado, para que a população possa comprar e abastecer suas residências, garantindo mais ainda a segurança de todos. “Estamos em contato com os setores competentes (tributos, vigilância sanitária e segurança) para buscar a melhor alternativa, dentro dos padrões permitidos, para que sejam comercializados os produtos essenciais para a população”, finalizou o prefeito.


  • Feirantes de Araci poderão comercializar seus produtos na área coberta ao lado do Mercado Municipal (25/03/2020)

    Após uma vistoria feita por uma comissão formada pela liderança do poder executivo municipal e representantes da Vigilância Sanitária e do Setor de Tributos da Prefeitura de Araci, além de um representante dos feirantes do município, foi aprovado o retorno do funcionamento da feira popular, que passará a acontecer de terça a domingo, das 07h às 13h, na área coberta que fica ao lado do Mercado Municipal da cidade. Essa feira vai acontecer apenas com comerciantes do município.

    Este funcionamento está condicionado ao atendimento das normas determinadas pela vigilância sanitária do município, sobre o cuidado com o manuseio dos alimentos, evitando que os mesmos possam estragar e trazer prejuízo para os comerciantes. Além disso, também devem ser atendidas as regras de distanciamento entre as pessoas que utilizarem o local, para evitar a possível contaminação pelo Covid-19 (coronavírus). Para o controle de acesso, apenas duas vias foram liberadas (entrada e saída) com a permanência máxima de até 20 pessoas dentro do espaço.

    O acesso ao local será restrito e controlado por um fiscal. “Entendemos que existe a necessidade de alguns feirantes que precisam vender seus produtos, e que a população também possa ter acesso aos alimentos como era feito antes, mas temos ainda que manter as normas de segurança sanitária para evitar o contágio”, alerta o líder do executivo municipal.

    Essa determinação cumpre ao que está descrito no Decreto NE n. 1339, de 20 de março de 2020 que, em seu artigo 5º, informa que “as medidas previstas no decreto, bem como seus prazos, poderão ser reavaliadas a qualquer momento, condicionado à evolução do estado de emergência internacional decorrente da contaminação pelo Coronavírus”. Este Decreto determinava a suspensão das atividades de Feira Livre em toda a área do município, mas permitiu a reavaliação da necessidade de funcionamento, de forma controlada.

    De acordo com a comissão, os outros tipos de comércio que estavam descritos no Decreto ainda devem permanecer fechados.


    FEIRA.jpg FEIRA.jpg

  • Equipes de enfermagem do Hospital Municipal de Araci passam por treinamento para atendimento aos pacientes com suspeita de contaminação do Covid-19 (26/03/2020)

    Durante dois dias (24 e 26), duas equipes de atendimento do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Araci, passaram por treinamento específico para atendimento aos pacientes com suspeita de contaminação severa do Covid-19 (coronavírus).

    O treinamento foi coordenado pela Coordenação de Enfermagem do Hospital Municipal e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e ministrado pelo médico Jeidson Andrade, que também atende no PSF do Bairro São João. Ele abordou o uso correto dos EPIs, principalmente durante o atendimento aos pacientes com contaminação do novo vírus, e também sobre insuficiência respiratória aguda e Parada Cardiorrespiratória.

    “O objetivo do treinamento foi o de qualificar e sistematizar o atendimento, facilitando o atendimento ao paciente com suspeita de contaminação pelo Covid-19 (coronavírus) e de outras enfermidades de emergência”, explicou o médico Jeidson Andrade.

    “Entendemos que os enfermeiros do Hospital Municipal e a equipe de enfermagem do PSF do bairro São João estão relacionados diretamente na assistência ao paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR), e precisávamos qualificar e sistematizar a assistência a este paciente, sendo suspeitos ou não do contágio pelo Covid-19 (coronavírus).”, explicou Railene Ribeiro, coordenadora de Enfermagem do Hospital Municipal.


    CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO 1.jpg

    CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO 2.jpg

    CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO 3.jpg

  • Boletim Araci Coronavírus (26/03/2020)

    A Secretaria de Saúde de Araci informa que foram enviadas 07 notificações de casos suspeitos de contaminação pelo Covid-19 no município. Um já foi descartado, e os outros 6 aguardam resposta do LACEN.

    De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), a Bahia registra 108 casos confirmados com coronavírus (Covid-19), 1.082 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até as 17 horas desta quinta-feira (26). A boa notícia é que, do total de casos, 16 estão curados, sendo dois no dia de hoje. Entre eles, uma mulher de 95 anos, que estava hospitalizada.

    Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (01); Barreiras (01); Brumado (01); Camaçari (01); Canarana (01); Conceição do Jacuípe (01); Conde (01); Feira de Santana (09); Ilhéus (01); Itabuna (02); Jequié (01); Juazeiro (02); Lauro de Freitas (05); Porto Seguro (10); Prado (02); Salvador (63 casos, sendo 60 residentes na capital, 1 residente em Mossoró RN, 1 São Paulo e 1 Miami); São Domingos (01); Teixeira de Freitas (01) e 4 estão em investigação sobre o local de residência e infecção. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

    Além dos 16 casos curados, a Bahia possui 51 pacientes em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato, sete pacientes encontram-se hospitalizados e 34 estão em investigação epidemiológica junto aos municípios.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 26-03-2020.jpeg

  • Atendendo determinações da Vigilância Sanitária, feirantes de Araci comercializam seus produtos durante a quarentena (26/03/2020)

    “Hoje ainda é primeiro dia, então não dá pra sabermos como vai ficar o faturamento, mas já é uma alternativa possível de acontecer, se todos cooperarem com o afastamento, e entrarem de forma regular”, explicou Cosme Santos, que montou sua barraca para vender verduras.

    Eles e outros cerca de 30 feirantes puderam utilizar o espaço coberto ao lado do Mercado Municipal de Araci, para venderem seus produtos. Esta foi uma alternativa aos pedidos feitos pelos comerciantes de verduras e frutas do município, em meio ao confinamento proposto no Decreto Municipal, que determinava a suspensão da Feira Livre.

    Os comerciantes montaram suas barracas seguindo indicações da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Araci, que determinava a distância mínima para que as pessoas pudessem circular sem correr muitos riscos. A orientação foi passada a eles por Mizael Santos Cunha, conhecido como Mizael das Frutas. Ele foi o representante dos comerciantes que participou da vistoria ocorrida na última terça-feira, para liberação do espaço.

    O controle de acesso das pessoas é feito por dois fiscais do setor de tributos, apoiados por guardas civis do município. “Mas aqui todo mundo já entendeu que precisamos manter a distância entre as pessoas, e até mesmo entre nós, comerciantes, quando formos manusear nossos produtos, para evitar qualquer tipo de aglomeração e contaminação”, explicou Mizael.

    O funcionamento do espaço será das 07h às 13h, de terça a domingo, sendo que nas segundas-feiras, o espaço passará por uma higienização completa. “Aqui na sede ficamos restritos demais para vender nossos produtos, e agora temos uma oportunidade, e quem é da zona rural, acabou ficando por lá mesmo e vendendo de acordo com as determinações da vigilância”, finalizou Mizael.


    FEIRA FEIRA 1.jpg

    FEIRA FEIRA 2.jpg

    FEIRA FEIRA 3.jpg

  • Informativo (26/03/2020)

    #Aracicontraocoronavirus
    #ficaemcasaAraci

    #pracegover no card com o fundo azul, na parte central superiora, há uma imagem de um símbolo que representa o vírus ao lado dos dizeres Araci contra o coronavírus. Logo abaixo, uma faixa azul escura com o questionamento como saber se devo procurar ajuda? Abaixo dessa faixa existem imagens dentro de círculos brancos, com indicações de sintomas que a pessoa pode estar sentindo, direcionando qual ação deve ser tomada, iniciando com coriza mais febre mais tosse mais falta de ar, devendo procurar o PSF do São João. Se tiver sentindo coriza mais febre mais tosse, deve procurar o PSF do seu bairro. Se tiver coriza mais febre, deve ficar em casa, mas observar os outros sintomas. Se tiver coriza, deve permanecer em casa. no canto abaixo à esquerda, tem a imagem de um homem com rosto expressando questionamento. ao final, no canto direito abaixo, a assinatura com a logo da prefeitura de Araci.


    ARACI ARACI CONTRA O CORONAVIRUS.jpg

  • Boletim Araci Coronavírus (27/03/2020)

    A Bahia registra 123 casos confirmados com coronavírus (Covid-19), o que representa 3% do total de casos notificados. Até o momento, 1240 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (27). Ao todo, 16 pessoas estão curadas. No momento seis pacientes se encontram hospitalizados.

    Os casos confirmados estão distribuídos em 19 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,41%).

    Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

    Dentre os casos confirmados, 55,3% são do sexo feminino e 44,7% do sexo masculino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 23,58% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,15) seguida da faixa de 80 e mais (1,59), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

    Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

    Araci ainda não consta na lista de casos confirmados para a contaminação, mas isso não é motivo para reduzirmos o trabalho de prevenção.

    Vamos continuar com a bandeira do #ficaemcasaAraci, que tem dado certo em todos os cenários mostrados pelas estratégias em outros países do mundo. Aqueles que evitaram esse movimento, permitindo que todos voltassem às ruas, hoje colhem frutos negativos.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 27-03-2020.jpg

  • Boletim Araci Coronavírus (28/03/2020)

    De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Araci, um dos casos que eram considerados suspeitos, após serem feitos os exames, foi identificado que não se enquadrava no protocolo do Ministério da Saúde como suspeito para o Covid-19 (coronavírus). #ficaemcasaAraci

    A Bahia registra 127 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 3,1% do total de casos notificados. Até o momento, 1380 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (28). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 14 encontram-se hospitalizadas.

    Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

    Dentre os casos confirmados, 58,3% são do sexo feminino e 41,7% do sexo masculino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,98% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,37) seguida da faixa de 80 e mais (1,59), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

    Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

    Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2

    Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:
    1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
    2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;
    3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
    4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
    5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas

    Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 28-03-2020.jpeg

  • Prefeitura de Araci vai desinfectar ruas e calçadas para ampliar o combate ao Covid-19 (30/03/2020)

    Em mais uma ação visando combater a contaminação do Covid-19 (coronavírus) no município, e seguindo o exemplo de outras cidades do País, a Prefeitura de Araci vai desinfectar ruas e calçadas da sede do município utilizando uma solução de água e cloro, nesta segunda-feira (30) a partir das 18h. A mistura vai ser aplicada prioritariamente nas ruas da sede que recebem uma grande circulação de pessoas diariamente, como as que estão próximas do Hospital Municipal, das agências bancárias, do Mercado Municipal e do PSF do Bairro São João.

    A prefeitura solicita que os comércios e residências próximas desses locais mantenham as portas fechadas para não atrapalhar a eficácia da limpeza. Este trabalho deverá ser estendido para outras ruas da sede, e também em outros locais de concentração de pessoas na zona rural.


  • Boletim Araci Coronavírus (30/03/2020)

    Em Araci, continuamos com as 6 notificações no aguardo de resposta do LACEN. Continuamos a pedir que todos mantenham o isolamento social, e a campanha #ficaemcasaAraci.

    A Bahia já registra 176 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,3% do total de casos notificados. Até o momento, 1.393 casos foram descartados e houve um óbito confirmado no último sábado. Trata-se de paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta segunda-feira (30). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

    Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

    Dentre os casos confirmados, 54,55% são do sexo masculino e 45,45% do sexo feminino. Foi registrado o primeiro caso confirmado em uma criança de 1 ano de idade, que se encontra em casa, em Feira de Santana. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,01), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

    Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.

    Para acessar o boletim completo, clique aqui.

    Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2

    Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:
    1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
    2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
    3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
    4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
    5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas.

    Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 30-03-2020.jpg

  • Operação conjunta para higienização de ruas de Araci (31/03/2020)

    Contando com o apoio dos Bombeiros Civis de Araci, a Prefeitura municipal fez a higienização de ruas, calçadas, praças e locais que possam aglomerar pessoas no centro da cidade, na noite desta segunda-feira (30), utilizando uma solução de água com cloro e sal. Este trabalho também contou com a ajuda de Agentes de Endemias que borrifaram a mistura em bancos de praça, corrimões e locais de contato do público.

    Esta ação é uma das formas eficientes de combater o Covid-19 (coronavírus) para desinfecção em locais de circulação de pessoas, com resultados positivos já aplicados em outras cidades do País. “Essa mistura é muito eficiente para a desinfecção de grandes áreas como essas que fizemos hoje”, explicou Alexssandro Anunciação, médico do Centro de Endemias do município. Foram utilizados 3 caminhões-pipa para jogar a solução nos locais escolhidos.

    A ação, que teve início na noite desta segunda, irá se repetir por todas as noites, mas apenas com os agentes de endemias utilizando o borrifador. “Eles farão esse trabalho diariamente, até mesmo porque já fizemos essa limpeza hoje com a mistura mais forte nos caminhões-pipa”, continuou Anunciação, explicando que a utilização do borrifador é para garantir a continuidade da higienização nos locais.

    As equipes dos bombeiros civis e dos agentes de endemias percorreram as principais ruas do centro, seguiram até a rua na frente do Hospital Municipal, higienizaram a entrada das agências e correspondentes bancários, na área do Mercado Municipal, e principalmente em torno do PSF do Bairro São João, onde foi montado o Hospital de Campanha para atender aos casos suspeitos de contaminação pelo Covid-19.


  • Boletim Araci Coronavírus (31/03/2020)

    A campanha #ficaemcasaAraci tem surtido efeito: nosso número de notificações estagnou. A boa notícia é que um dos resultados já foi enviado pelo LACEN, e com isso, temos 3 negativos. Em breve, teremos mais respostas dos exames que já foram enviados para análise.

    Por isso, pedimos que todos mantenham as medidas de isolamento social, e também a higienização de objetos. A prevenção sempre vai ser a melhor estratégia.

    De acordo com o boletim emitido pela Sesab na tarde desta terça-feira (31), a Bahia registra hoje 217 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 3,7% do total de casos notificados. Até o momento, 1393 casos foram descartados e houve dois óbitos, ambos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas de hoje. Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 42 encontram-se internadas.


    BOLETIM BOLETIM 31-03-2020.jpg

  • Boletim Araci Coronavírus (01/04/2020)

    Em Araci, os números tem mostrado que a campanha #ficaemcasaAraci está dando certo. Apesar de termos situações de aglomeração pontuais, todo cuidado ainda é pouco. No município, 8 casos foram notificados, sendo que 3 já foram descartados, e 5 aguardam resposta do LACEN.

    De acordo com a Sesab, na Bahia, registram-se 246 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 3,8% do total de casos notificados. Até o momento, 1763 casos foram descartados e houve dois óbitos, ambos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira (1º). Ao todo, 34 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas.

    Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

    Dentre os casos confirmados, 52,03% são do sexo masculino e 47,97% do sexo feminino. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,44), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

    Diferente do que foi divulgado no boletim anterior, o município de Catu não possui casos confirmados de Covid-19.

    a Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.


  • Decreto libera o funcionamento de alguns segmentos do comércio de Araci (02/04/2020)

    Através do Decreto Municipal n. 1356, de 02 de abril de 2020, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (02), a Prefeitura municipal permite que alguns segmentos de comércio do município possam voltar a funcionar, mas, condicionados a atender às determinações dadas pela Vigilância Sanitária do município. Este Decreto também determina a prorrogação da suspensão das atividades de atendimento presencial nas repartições públicas no município, e as aulas nas escolas, até o próximo dia 30 de abril.

    A importância dessa publicação é para que os esforços para contenção da contaminação pelo Covid-19 (coronavírus) não sejam diminuídos, mas que também sejam permitidas as atividades de comércio do município, atendendo às necessidades da população em geral.

    A partir desta data (02), ficam autorizados, com restrições, o funcionamento de supermercados, açougues, hortifruti, lojas de rações e produtos veterinários, padarias, lojas de material de limpeza, postos de combustíveis, farmácias, empresas de segurança privada, laboratórios, lojas de autopeças (apenas às margens da BR), borracharias, oficinas, funerárias, clínicas médicas, lojas de materiais de construção (preferencialmente de forma delivery), escritórios de profissionais liberais, feira livre de gêneros alimentícios, consultórios odontológicos, distribuidora de gás (preferencialmente de forma delivery), agências e correspondentes bancárias e casas lotéricas.

    Aqueles segmentos de comércio que não estão listados, deverão permanecer fechados, pelo menos até o dia 13 de abril, quando uma nova avaliação será feita, em decorrência da evolução do quadro da pandemia.

    Todos os estabelecimentos comerciais já citados, devem cumprir o artigo 1º do decreto 1340 de 22 de Março de 2020, que determina o toque de recolher das 19h às 07h do dia seguinte (exceto farmácias, postos de combustível e seus empregados e empregadores, servidores da administração pública municipal que estiverem exercendo atribuições da profissão e necessitem se deslocar no município, serviços de delivery e serviço de segurança privada).

    A autorização para funcionamento dos estabelecimentos comerciais será efetivada com a assinatura do Termo de Responsabilidade e Compromisso junto à Vigilância Sanitária. Outra determinação do decreto é que os estabelecimentos autorizados a funcionar devem atender aos protocolos de segurança e enfrentamento ao COVID-19, tais como a higienização do local e dos funcionários de forma constante, devendo ainda manter o aviso de distanciamento entre pessoas a cada 2 metros quadrados, como forma de evitar a aglomeração.

    O estabelecimento que não cumprir as determinações do decreto, será notificado como violador da legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis, inclusive, com a cassação de licença de funcionamento.

    De acordo com o documento municipal, a depender da evolução do estado de emergência internacional, essas e outras medidas podem ser revistas a qualquer momento.


  • Boletim Araci Coronavírus (02/04/2020)

    De acordo com dados da Sesab, a Bahia registra 267 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,1% do total de casos notificados. Até o momento, 1763 casos foram descartados e houve três óbitos, todos residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quinta-feira (2). Ao todo, 43 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas.

    Em Araci, mais um caso foi descartado pelo Lacen. Das 8 notificações que enviamos, 4 foram descartadas e outras 4 aguardam resposta dos exames. Continuamos com a campanha #ficaemcasaAraci cada vez mais intensa. Juntos, conseguiremos superar essa situação.

    Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

    Dentre os casos confirmados, 50,94% são do sexo masculino e 49,06% do sexo feminino. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,66), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.
    Diferente do que foi divulgado anteriormente, o município de Irecê não possui casos confirmados de Covid-19.

    A Sesab informa que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.


    BOLETIM BOLETIM 02-04-2020.jpg

  • Boletim Araci Coronavírus (03/04/2020)

    Por enquanto, permanecemos com os mesmos números que nosso boletim emitido ontem (02): 08 notificações de casos suspeitos, com 4 descartados e outros 4 ainda aguardam a resposta do LACEN.

    Na Bahia, seis pessoas já morreram em decorrência da contaminação pelo Covid-19 (coronavírus). 3 apenas no dia de hoje (03). O óbito mais recente era de um homem de 80 anos, com doença cardíaca preexistente, e morador do município de Utinga, na região da Chapada. Ele constava como óbito suspeito e, após investigação, foi confirmada a causa da morte por Covid-19.

    Atualmente, são 290 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no Estado, o que representa 4,5% do total de casos notificados. Até o momento, 1913 casos foram descartados e houve seis óbitos, sendo cinco residentes em Salvador, que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (3).

    A boa notícia é que o número de pessoas recuperadas tem aumentado: 63. Ainda 35 encontram-se internadas na rede de atendimento no Estado.

    Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

    Dentre os casos confirmados, 50,51% são do sexo masculino. A mediana de idade é 40 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 23,88% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,66/100.000 hab.), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

    Diferente do que foi divulgado anteriormente, o município de Irecê não possui casos confirmados de Covid-19. Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.


    BOLETIM BOLETIM 03-04-2020.jpg

  • Bahia tem 63 pessoas curadas e 336 casos confirmados de Covid-19 (04/04/2020)

    Mesmo que ainda não tenhamos nenhum caso confirmado em nosso município, não vamos baixar a guarda. Das 8 notificações enviadas, 4 foram descartadas e outras 4 aguardam resposta do Lacen. Continuaremos com o trabalho de prevenção, e pedimos que a população continue abraçando a causa #ficaemcasaAraci, para que possamos vencer juntos essa luta.

    O Estado registra 336 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 5,17% do total de casos notificados. Até o momento, 1913 casos foram descartados e houve sete óbitos, sendo cinco em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (4).

    Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 33 encontram-se internadas, sendo 18 em UTI. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

    Dentre os casos confirmados, 50,89% são do sexo masculino. A mediana de idade é 46,25 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,30% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (4,18/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

    Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.


  • Coronavírus: equipes de saúde recebem novos EPIs (05/04/2020)

    As equipes de saúde que estão atuando no PSF do bairro São João, receberam na manhã de hoje (05), os novos Equipamentos de Proteção Individual – EPI – que servirão para a proteção do profissional durante o atendimento aos casos suspeitos de contaminação pelo Covid-19 (coronavírus).

    Ao todo, 24 kits serão utilizados pelas equipes que se alternam em plantões de 24h, atuando exclusivamente para o atendimento à população. No kit estão a roupa impermeável, o propé (sapatilha para proteção dos calçados), o gorro que já vem no conjunto, a máscara para proteção de respiração, e a full-face (proteção acrílica) e luvas. No PSF, também estão disponíveis o termômetro digital com infravermelho e o oxímetro (dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente).

    Estes equipamentos fazem parte da compra emergencial autorizada pela Prefeitura de Araci, através da Secretaria de Saúde, que inclui ainda máscaras (cirúrgicas e N95), capas, toucas, lençóis, que serão usados na rotina diária de atendimento do Hospital de Campanha.

    Adesão – A equipe do plantão aproveitou para mandar uma mensagem para a população, como vem sendo feito através das redes sociais e são espalhadas pelo mundo: #ficaemcasaAraci.


  • Informativo (05/04/2020)

    Coronavírus: no nosso município, ainda não tem nenhum caso confirmado de contaminação do Covid-19, mas isso não quer dizer que tenhamos que baixar a guarda. Nos manteremos o máximo de tempo possível em isolamento social, e quando sair de casa, utilizar corretamente as máscaras e evitar estar em locais que possam ter aglomeração de pessoas.

    Além disso, estar sempre de acordo com as indicações do Ministério da Saúde sobre o distanciamento entre pessoas, e não compartilhar objetos pessoais e lavar sempre as mãos com água e sabão constantemente (deixa o álcool em gel para usar em momentos que não possam ter acesso a eles). Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos vencer essa batalha da melhor forma possível. E não esquece: #ficaemcasaAraci.

    A Bahia já registra 401 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 6,18% do total de casos notificados. Até o momento, 1.914 casos foram descartados e houve nove óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (5). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 27 encontram-se internadas, sendo 19 em UTI.

    Diferente do divulgado no boletim anterior, os municípios de Mairi e Capim Grosso não registraram casos positivos de Covid-19. Os casos em questão eram de Salvador. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

    Dentre os casos confirmados, 50,12% são do sexo masculino e 49,88% do feminino. A mediana de idade é 46,25 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A mediana de idade é 40 anos, variando de 7 dias a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,43% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,29/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer nessa essa faixa etária. Os casos confirmados estão distribuídos em 47 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (66,6%).

    Foram confirmados nove óbitos, sendo sete no município de Salvador (cinco idosos do sexo masculino, uma pessoa do sexo masculino de 55 anos e uma pessoa de 41 anos do sexo feminino), um óbito no município de Utinga (sexo masculino, 80 anos) e um no município de Itapetinga (sexo feminino, 28 anos).
    Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.


  • Informativo (06/04/2020)

  • Boletim Araci Coronavírus (06/04/2020)

    De acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Araci, emitido na tarde desta segunda-feira (06), existe um óbito notificado como caso suspeito no município, para contaminação do Covid-19. A coleta do material para averiguação e que foi enviado para o Lacen, foi autorizada pela família do falecido.

    No município, até esta tarde, foram feitas 9 notificações, sendo que 5 casos já foram descartados. Dos 4 casos que ainda aguardam resposta, 3 são pacientes assintomáticos, que foram orientados a ficar em isolamento residencial e estão sendo monitorados até a liberação dos resultados pelo Lacen. A quarta notificação que aguarda resultados é a desse óbito suspeito.

    Na Bahia, registram-se 437 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 6,7% do total de casos notificados. Até o momento, 2.511 casos foram descartados e houve dez óbitos, sendo 08 no município de Salvador (05 idosos do sexo masculino, 01 idosa do sexo feminino, 01 pessoa do sexo masculino de 55 anos e 01 pessoa de 41 anos do sexo feminino), 01 óbito no município de Utinga (sexo masculino, 80 anos) e 01 no município de Itapetinga (sexo feminino, 28 anos). A letalidade foi de 2,28%.

    Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta segunda-feira (6). Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas e 46 encontram-se internadas, sendo 26 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

    A mediana de idade é 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 26,77% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,92/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre essa faixa etária.

    Os casos confirmados estão distribuídos em 51 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (59,95%). Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.


    BOLETIM BOLETIM 06-04-2020.jpg

  • "Trabalho de higienização é feito novamente em Araci" (07/04/2020)

    Na noite desta segunda-feira (06), equipes dos Bombeiros Civis de Araci e os Agentes de Endemias do município fizeram novo trabalho de higienização das ruas do centro do município, e da área coberta do mercado. A limpeza é necessária principalmente nos locais em que as pessoas ainda fazem aglomerações para efetuarem pagamentos de contas, ou compras nos mercados.

    A ação tem objetivo de conter a contaminação do Covid-19 (coronavírus). Durante a semana, os Agentes de Endemias estarão fazendo a borrifação da mistura em corrimões, fechaduras, portas e entradas de lojas para garantir a limpeza dos locais de contato.


  • Rui Costa anuncia prorrogação do fechamento das escolas na Bahia (07/04/2020)

    Durante #PapoCorreria, transmitido ao vivo pela internet nesta terça-feira (7), o governador Rui Costa informou que as escolas públicas e privadas de todo o estado terão o período de fechamento adiado por conta da pandemia do novo coronavírus. “Vamos prorrogar o fechamento das escolas. Ainda não está no momento de nós pensarmos na abertura. Vamos acompanhar as próximas duas, três semanas pra ver como se comporta a curva de contaminação na Bahia”, afirmou. Um decreto estadual publicado em 19 de março suspendia por 30 dias as aulas, mas uma nova data para o fim da medida será definida e anunciada pelo governador nos próximos dias.

    Já as cidades baianas sem casos registrados de coronavírus por 15 dias, ou seja, até o próximo domingo (12), terão flexibilidade nas regras de isolamento. “É desta forma que vamos conseguir controlar e manter um ponto de equilíbrio entre a vida humana e alguma atividade necessária pra manter emprego e renda na vida das pessoas. É preciso um ajuste fino, um controle muito detalhado de cada região e é isto que estamos fazendo dia e noite para garantir o controle e a vida do ser humano”, afirmou o governador.

    Atualmente, 62 cidades baianas estão com transporte intermunicipal suspenso até 15 de abril, por determinação do governador Rui Costa. Também até esta data está proibida a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais, em todo território do Estado da Bahia.

    Esta edição do #PapoCorreria teve participação do secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, e está disponível, na íntegra, nos perfis oficiais do governador no Youtube, Instagram e Facebook.

    Fonte: Secom BA


  • Secretaria de Desenvolvimento fará plantão especial para tirar dúvidas sobre cadastramento do auxílio emergencial (07/04/2020)

    A partir das 08h desta quarta-feira (08), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer de Araci irá disponibilizar um plantão especial para atendimento ao público, para tirar dúvidas sobre o cadastramento das pessoas que tem direito a receber o auxílio emergencial, que será pago pelo Governo Federal à população de baixa renda. O atendimento vai acontecer até às 16h durante todo o mês de abril.

    O serviço do CadÚnico vai estar funcionando dentro das orientações previstas para atendimento ao público, exclusivamente para as pessoas que tem dúvidas sobre o benefício. “Pedimos que só compareçam à secretaria, as pessoas que estão com dúvidas sobre o preenchimento ou recebimento do benefício, pois abriremos apenas para esta situação”, informou a secretária Rita Adriana.


  • Boletim Araci Coronavírus (07/04/2020)

    Araci recebeu mais um resultado descartado para a contaminação do Covid-19. Isso significa que nossos esforços estão dando certo, principalmente porque o número de casos suspeitos está praticamente sem alteração. E isso se deve ao trabalho de todos os munícipes, que participam e se empenham em manter a campanha #ficaemcasaAraci fazendo valer a pena.

    Vamos aproveitar também e manter os cuidados indicados pelo Ministério da Saúde, sobre o uso das máscaras, e também sobre a limpeza das mãos e objetos que precisamos manusear ao trazer da rua para nossas residências. Também é preciso acabar com o mosquito da dengue, outro problema que pode nos trazer doenças. Vamos manter o quintal limpo, virando recipientes que possam acumular água, e mantendo outros bem limpos, como os vasos de alimentação de animais domésticos e os vasos de plantas. Nosso trabalho é intenso, mas vai valer a pena quando nossa cidade estiver livre de qualquer tipo de doença grave.

    Na Bahia, já se registram 462 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,99% do total de casos notificados. Até o momento, 2.511 casos foram descartados e houve 14 óbitos, sendo dez do município de Salvador e quatro nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1). O 14º óbito é de uma mulher de 51 anos, residente em Salvador e com histórico de hipertensão e diabetes. Ela estava internada desde 25 de março em um hospital da rede privada da capital e veio a falecer hoje (7).

    Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (7). Ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

    Os casos confirmados estão distribuídos em 51 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (58,01%). A mediana de idade é 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,71% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,92/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer nessa faixa etária.

    Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.


  • Coronavírus: Primeiro caso confirmado de contaminação pelo Covid-19 em Araci (08/04/2020)

    Foi confirmado na manhã desta quarta-feira (08), um caso positivo para contaminação pelo Covid-19 (coronavírus) em Araci. O resultado foi enviado pela Secretaria de Saúde do Estado, através do Lacen. O paciente era morador do município, idoso, hipertenso e era diabético, e teve o material coletado para análise no mesmo dia do óbito, na segunda-feira (06), feito pela Secretaria de Saúde de Araci, após autorização da família.

    De acordo com informações da coordenação da vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde do município, o paciente tinha dado entrada no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição na noite do último sábado (04), apresentando dores gastrointestinais. Após ter sido medicado, foi indicado a retornar para casa. Dois dias depois, retornou ao Hospital com dores mais graves, até vir a óbito.

    A coordenação da vigilância epidemiológica ressalta que ele não foi direcionado ao Hospital de Campanha (PSF do Bairro São João), por não apresentar os principais sintomas para a contaminação pelo Covid-19 (coronavírus), como problemas respiratórios ou sintomas graves de gripe. Ao ser informado do óbito, a equipe de saúde prontamente solicitou autorização da família para que fosse coletado o material e enviado para a análise do Lacen, em Salvador, na segunda-feira (06), dia do óbito do paciente.

    O resultado para contaminação foi confirmado na manhã desta quarta-feira (08), e foi informado diretamente ao líder do executivo municipal, procedimento adotado pela Secretaria de Saúde do Estado apenas para os casos positivos, para que as ações de combate à contaminação sejam revistas e atualizadas. Das 09 notificações que foram enviadas anteriormente por Araci, 08 já haviam sido descartadas, e o óbito foi confirmado como positivo.

    Os familiares que tiveram contato com o idoso estão em isolamento residencial e estão sendo monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Araci.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 08-04-2020.jpg

  • Boletim Covid-19: nova diagramação para informar melhor (08/04/2020)

    Pela confirmação do primeiro caso de contaminação pelo Covid-19, ocorrido em nosso município na manhã desta quarta-feira (08), a prefeitura de Araci, através de seu setor de comunicação, optou por melhorar a diagramação das informações do boletim sobre os casos em nossa cidade.

    A partir de agora, a atualização recebe novas cores, para que a identificação seja mais ampla e direta, mostrando aos aracienses a realidade que estamos enfrentando. A atualização diária, ocorrerá em conjunto com o boletim enviado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e será alterado apenas quando nossos números assim sofrerem alteração. Quando não tiver nenhum dado novo, apenas o boletim do Estado será divulgado.

    A medida está sendo tomada para evitar que informações falsas possam ser distribuídas, causando assim dúvidas e medos à população. O objetivo principal é noticiar o correto, com apuração e credibilidade necessária para o assunto.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 08-04-2020 ATUALIZADO.jpg

  • Covid-19: Boletim Estadual (08/04/2020)

    A Bahia registra 515 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 5,54% do total de casos notificados. Até o momento, 3.404 casos foram descartados e houve 18 óbitos, sendo onze do município de Salvador e sete nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Ipiaú (1) e Uruçuca (1). Os dois últimos óbitos são de mulheres de 72 e 63 anos, sendo residentes em Ipiaú e Uruçuca, respectivamente. Ambas eram cardiopatas e estavam internadas em hospitais públicos.

    Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira (8). Ao todo, 128 pessoas estão recuperadas e 50 encontram-se internadas, sendo 28 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

    Os casos confirmados estão distribuídos em 59 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (56,31%). A mediana de idade é 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 26,80% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (6,87/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre essa faixa etária.

    Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.


  • Boletim Estadual Covid-19 (09/04/2020)

    A Bahia registra neste momento, 568 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 5,54% do total de casos notificados. Até o momento, 3.404 casos foram descartados e houve 19 óbitos, sendo 11 no município de Salvador e oito nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1).

    Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quinta-feira (9). Ao todo, 146 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 26 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

    Os casos confirmados estão distribuídos em 63 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (54,93%). A mediana de idade é 39 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,99% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (7,34/100.000 hab) , indicando o maior risco de adoecer entre essa faixa etária

    Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.


  • Máscaras de proteção serão doadas para população carente de Araci (10/04/2020)

    Cerca de 5 mil máscaras de proteção estão sendo confeccionadas por ex-alunas do curso profissionalizante de corte e costura, promovido pelo Centro Araciense de Qualificação Cidadã – CACQ – e serão doadas pela secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer de Araci à população carente do município, como forma de proteger contra o contágio pelo Covid-19 (coronavírus).

    “Esse é um trabalho muito importante que está sendo feito por nossa equipe de costureiras e profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que se prontificaram a ajudar a quem precisa neste momento, e nós vamos passar essas máscaras para as famílias que mais precisam" explicou a secretária Rita Adriana Santos.


  • Boletim Araci Coronavírus (10/04/2020)

    Na última quarta-feira (08), a secretaria de Saúde de Araci enviou 15 notificações ao Lacen, com materiais coletados de profissionais de saúde e pessoas que tiveram contato com o paciente que veio a óbito. Em nosso município, atualmente, existem 32 pessoas em monitoramento.

    Araci totaliza 24 notificações enviadas, com 15 que aguardam resultado, além dos 8 casos já descartados anteriormente e o óbito já confirmado para contaminação pelo Covid-19, pelo Lacen.

    Salientamos que todas as coletas de material para exames seguiram todos os protocolos previstos e indicados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, através do Lacen.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 10-04-2020.jpg

  • Boletim Araci Coronavírus (11/04/2020)

    Devido a atual situação de desabastecimento de insumos voltados ao atendimento de saúde em todo o mundo, e também a atual situação que o Estado da Bahia enfrenta de não conseguir atender a todas as demandas de compra de equipamentos e produtos para combater o contágio do Covid-19 (coronavírus), bem como para a realização de testes, a Prefeitura de Araci, através da Secretaria de Saúde, adquiriu com recursos próprios, 37 kits para realização de exame RT PCR para detecção do novo vírus. Estes testes, que foram entregues hoje, serão realizados nos profissionais de saúde e familiares que estiveram em contato com o paciente que infelizmente veio a óbito.

    Dos 15 (quinze) testes que foram coletados na última quarta-feira, 08 de abril, e enviados para análise do Lacen - Laboratório Central do Estado da Bahia, recebemos hoje, 11 de abril, a resposta de 12 (doze) deles, que foram negativos (NÃO DETECTÁVEL). Os demais resultados devem ser enviados ainda neste final de semana. Ainda assim, recomendamos manter a campanha #ficaemcasaAraci ativa, com a manutenção do distanciamento social, a utilização de máscaras de barreira, o cuidado permanente com a higienização.

    Juntos, vamos vencer essa luta!


    BOLETIM BOLETIM ARACI 11-04-2020.jpg

  • Boletim Araci Coronavírus (12/04/2020)

    No início da tarde de hoje (12), a equipe da Vigilância Epidemiológica de Araci enviou mais uma coleta de material para avaliação do Lacen. Com isto, neste momento, nosso município totaliza 26 notificações já enviadas, sendo 5 no aguardo de resultados. 20 casos já foram descartados anteriormente e foi confirmado um caso positivo no município para contaminação pelo Covid-19.

    Lembramos que todas as coletas de material para exames seguem todos os protocolos previstos e indicados pelo Ministério da Saúde, e são enviados diretamente para o Laboratório Central do Estado da Bahia – Lacen – responsável pela avaliação.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 12-04-2020.jpg

  • Aplicativo Governo da Bahia (12/04/2020)

    O Governo da Bahia já disponibilizou o aplicativo para celular que possibilita o registro de informações de pessoas com suspeita da Covid-19, viabilizando o atendimento remoto, além do monitoramento e acompanhamento das pessoas, e já está disponível para ser baixado.

    Por enquanto, o aplicativo só está disponível na plataforma Android, através da Play Store. Ainda não há a versão para os usuários do sistema iOS.

    Com profissionais de saúde na retaguarda, chat interativo para uma rápida comunicação entre o paciente e o profissional de saúde a ferramenta permite georreferenciar, mapear e classificar cada caso, permitindo que os planejamentos de ações estejam alinhados com a realidade epidemiológica da pandemia e necessidade de cada indivíduo.

    O paciente responderá a perguntas simples sobre seu estado de saúde diariamente. Se houver alguma resposta que remeta a sinais de alerta, será sinalizada para a equipe de retaguarda, permitindo que a mesma entre em contato telefônico com a paciente e dispare ações mais eficientes dentro das necessidades dos cidadãos, buscando auxiliar o cidadão na tomada de decisão de procurar ou não um serviço de saúde.

    O aplicativo ainda possibilita ao paciente acessar a localização das unidades de urgências mais próxima de sua residência, informações sobre medidas de prevenção para doenças respiratórias e orientações sobre os cuidados no isolamento domiciliar.

    Nessa lógica, será estabelecido um ecossistema de cooperação mútua de profissionais de saúde e pessoas em isolamento, no intuito de subsidiar as decisões das pessoas dentro de casa.

    Em resumo as principais funcionalidades são:

    1. Classificação de risco automática das pessoas em isolamento.

    2. Monitoramento em tempo real das condições clinicas dos pacientes em casa.

    3. Um canal de comunicação permanente dos profissionais de saúde e as pessoas em sofrimento clinico e/ou psíquico.

    4. Monitoramento georreferenciado das condições das pessoas.

    5. Informação de qualidade e dentro da realidade de cada pessoa.


  • Máscara caseira - Saiba fazer a sua (13/04/2020)

    Agora, temos mais uma dica, através do card. Vamos nos proteger, e proteger ao próximo. Com a cidade unida, venceremos essa luta.

    #ficaemcasaAraci


  • Decreto municipal prorroga o prazo de funcionamento do comércio em Araci (13/04/2020)

    Publicado na tarde desta segunda-feira (13) no Diário Oficial do Município, o Decreto NE n. 1.362 de 13 de abril de 2020, que entra em vigor no mesmo dia da publicação, prorroga para o dia 20 de abril as restrições impostas no artigo 2º do decreto NE n. 1.356 de 02 de abril de 2020, sobre o funcionamento do comércio em todo o território de Araci.

    De acordo com a publicação, só podem funcionar os estabelecimentos já autorizados anteriormente, e atendendo às determinações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, incluindo ainda a assinatura do Termo de Responsabilidade e Compromisso anexado ao decreto NE n. 1.356, do mesmo dia 02 de abril. A Vigilância Sanitária estará realizando inspeção e fiscalização em todos os estabelecimentos comerciais abertos e fechados para devida orientação.

    O estabelecimento que não cumprir as determinações do decreto, estará violando a legislação municipal e o infrator estará sujeito às penalidades e sanções previstas no Código Penal Brasileiro (artigo 268) e Decreto-Lei n. 2848/40, e pode ter, além da cassação da licença de funcionamento, ser detido de um mês a um ano, e pagamento de multa.

    O Decreto está publicado no endereço eletrônico https://www.araci.ba.gov.br/Site/DiarioOficial


  • Boletim Araci Coronavírus (13/04/2020)

    Recebemos na noite desta segunda-feira (13) mais um resultado negativo para os exames que foram enviados na semana passada. Araci totaliza, neste momento, 26 notificações enviadas, sendo 21 descartados anteriormente e 4 ainda aguardam a resposta. Um caso foi confirmado como positivo no município para contaminação pelo Covid-19.

    Esse resultado negativo é mais um incentivo para que todos continuemos com nossa campanha #ficaemcasaAraci. Só assim conseguiremos vencer essa luta.

    Ressaltamos mais uma vez que todas as coletas de material para exames seguem todos os protocolos previstos e indicados pelo Ministério da Saúde, e são enviados diretamente para o Laboratório Central do Estado da Bahia – Lacen – responsável pela avaliação.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 13-04-2020.jpg

  • Assessoria Especial de Políticas para a Juventude promove rondas para conscientização dos jovens (14/04/2020)

    Com o objetivo de conscientizar o jovem para que permaneçam em isolamento social, a Prefeitura de Araci, através da Assessoria Especial de Políticas para a Juventude, desenvolveu a Ronda Juvenil, que vai percorrer os locais em que eles costumeiramente se reúnem.

    “Todo jovem adora estar em roda de amigos, participando de festas, principalmente as vaquejadas que são comuns em nosso município, mas precisamos que eles entendam que este não é o momento para fazer isso, e pedimos que todos sejam mais efetivos com a campanha #ficaemcasaAraci”, explicou a Assessora Especial, Gauba Rejane. “A responsabilidade é grande, mas é de todos, e precisamos que todos participem disso juntos” completou.


  • Boletim Araci Coronavírus (14/04/2020)

    Recebemos nesta terça-feira (14), mais um resultado negativo para os exames que foram enviados na semana passada. Araci totaliza, neste momento, 26 notificações enviadas, sendo 22 casos descartados e 3 ainda aguardam a resposta. Um caso foi confirmado como positivo no município para contaminação pelo Covid-19.

    Continuamos com o empenho na nossa campanha #ficaemcasaAraci. Só assim conseguiremos vencer essa luta.

    Ressaltamos mais uma vez que todas as coletas de material para exames seguem todos os protocolos previstos e indicados pelo Ministério da Saúde, e são enviados diretamente para o Laboratório Central do Estado da Bahia – Lacen – responsável pela avaliação.


    BOLETIM BOLETIM ARACI 14-04-2020.jpg

  • Telefones Úteis (15/04/2020)

    Atualizamos os contatos e incluímos novos números, para que toda a população possa entrar em contato com nossas repartições.


    TELEFONES TELEFONES UTEIS.jpg

  • 14.6 MATERIAIS INFORMATIVOS CORONAVÍRUS (ARACI)

    CAMPANHA CAMPANHA CORONAVÍRUS ARACI 1.jpg

    CAMPANHA CAMPANHA CORONAVÍRUS ARACI 2.jpg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-03-24 at 19.22.58 (3).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-03-24 at 19.22.58 (4).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-03-24 at 19.22.58 (5).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-03-24 at 19.22.58 (6).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-03-24 at 19.22.58 (7).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-03-24 at 19.22.58 (8).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-03-24 at 19.22.58 (9).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-03-24 at 19.22.58 (10).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-03-24 at 19.22.58.jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.54.43.jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (1).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (2).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (3).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (4).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (5).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (6).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (7).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (8).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (9).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (10).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (11).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (12).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (13).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (14).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (15).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10 (16).jpeg

    WhatsApp WhatsApp Image 2020-04-15 at 21.55.10.jpeg